scorecardresearch ghost pixel



Dicas práticas para congelar a mandioca

Aprenda como congelar a mandioca crua ou cozida, o processo é simples e garante maior durabilidade ao alimento.



A mandioca é um tubérculo rico em carboidratos complexos, aqueles que não provocam picos de glicemia no sangue. É um alimento bastante consumido pelas famílias brasileiras devido ao seu baixo custo e pelo seu sabor, mas o melhor desse alimento está em suas quantidades nutricionais.

Veja também: 5 truques do açúcar que vão facilitar muito seu dia

Nutrientes da mandioca

A mandioca é uma boa fonte de energia, possui uma lista bem completa de vitaminas, minerais, fibras alimentares e carboidratos. Esses nutrientes agem de maneiras distintas e muito benéficas à saúde de maneira geral.

Entre os diversos benefícios podemos citar:

  • Fortalece a imunidade;
  • Fortalece os ossos;
  • Previne câncer;
  • Melhora o trânsito intestinal; e
  • Fornece mais saciedade.

E para aproveitar todas as maravilhas que a mandioca nos oferece, é importante saber fazer a conservação desse tubérculo. E muitas pessoas perguntam, qual a melhor maneira de guardá-lo, é congelado, cru ou cozido? Vamos ver isso a partir de agora!

Dicas práticas para congelar a mandioca

Como congelar a mandioca crua 

Você comprou a mandioca e não pretende cozinhá-la imediatamente, nesse caso, você pode congelar o alimento.

Descasque a mandioca: primeiramente faça um corte na vertical, depois, no corte feito, insira a faca e vá fazendo movimento para levantar a casca. Depois de descascado, lave bem e corte. Retire bem o excesso de água e guarde em um saco plástico limpo no freezer.

Quando for fazer o preparo, basta colocar os pedaços congelados na panela, e preparar conforme a receita.

Como congelar a mandioca cozida

 Para fazer o congelamento da mandioca cozida, o ideal é congelar ela em aberto, dentro de um pote, separando pedaços por pedaços. Coloque em pequenas porções dentro de sacos plásticos retirando o máximo possível de oxigênio. Em seguida, basta fazer o congelamento.

A mandioca pode durar até 3 meses antes de ser consumida. Para realizar o descongelamento, basta colocar no micro-ondas ou esquentar normalmente no forno.

Se você optar pela compra da mandioca sem casca, observe se o alimento está com um cheiro bom, na coloração perfeita. Evite comprar se apresentar uma cor escurecida, pois isso indica que o alimento está fora do prazo de validade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário