Segundo o Banco Central do Brasil, a nova fase do “dinheiro esquecido” nos bancos vai ter início no dia 2 de maio. Ela vai contar com mais 7 novas situações em que o brasileiro pode resgatar algum dinheiro que pode ter ficado esquecido.
Veja também: Dinheiro esquecido Caixa Tem: Descubra se você tem valores a receber no app
Então, como se trata de novas situações em que podem ter dinheiro esquecido, as pessoas que receberam na primeira fase, ou que não tinham nada para receber, podem ter mais algumas oportunidades de resgatar seu dinheiro agora.
Essa nova rodada de “Valores a Receber” vai trazer outras opções mais específicas em que o brasileiro pode ter “esquecido” seu dinheiro e agora pode resgatar.
Nessa nova rodada vale tanto as pessoas que já tiveram dinheiro para receber na primeira, quanto para quem não recebeu nada em nenhum momento. De acordo com o Banco Central, as situações em que os brasileiros podem ter dinheiro a receber são:
- Tarifas que foram cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo do BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, também não previstas;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Créditos;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Como vai funcionar a nova rodada?
Vai ser diferente da primeira rodada, na qual a pessoa entrava primeiro para saber se tinha valores a receber e depois, em outra data, voltava para saber a quantia do valor disponível. Nessa nova etapa o processo será feito de uma vez só, ou seja você já vai saber se tem valores a receber, a quantia e, ainda, poderá solicitar o resgate nesse mesmo processo.
Vale lembrar que ainda não foi divulgado um calendário para a nova rodada, e nem informado se haverá algum, o que foi divulgado é que a nova etapa vai começar no próximo dia 2 de maio.
Como consultar se você tem valores a receber?
Lembrando que está disponível a verificação somente da primeira fase, pois a segunda rodada vai ter início apenas no dia 2 de maio.
Vamos te ensinar o passo a passo de como saber se você tem algum valor “esquecido” para receber.
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Use seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber;
- Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
- Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrado;
- Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência,
- Se você perder sua data de resgate, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.