scorecardresearch ghost pixel



É possível desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular?

Pagamentos do benefício podem ser bloqueados pelo Ministério da Cidadania quando há descumprimento das regras.



Mais de 18,06 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade serão contempladas com a parcela de abril do Auxílio Brasil. O maior programa de transferência de renda do país está pagando pelo menos R$ 400 por beneficiário até o fim deste ano.

Leia mais: Cartão Bolsa do Povo: Saiba como receber até R$ 1.000 pelo Bolsa Empreendedor

Uma das exigências para continuar na folha de pagamento da iniciativa é manter os dados da família atualizados. A cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança relevante, o titular deve atualizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico).

Alguns exemplos são de alterações importantes são: nascimento ou morte de um membro, aumento ou alteração na renda familiar e mudança de endereço.

 

Quem deixa de manter o governo informado pode acabar tendo o benefício bloqueado. A falta de atualização não é o único motivo para interrupção dos pagamentos, mas é um dos mais comuns observados pelo Ministério da Cidadania.

Desbloqueio do Auxílio Brasil

Quando os repasses ficam bloqueados, o beneficiário tem a chance de se explicar e corrigir a situação para retomá-los no mês seguinte. Apesar de o governo ter lançado recentemente o aplicativo Auxílio Brasil, esse processo só pode ser feito pessoalmente.

 

O representante da família deve comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou órgão da prefeitura onde realizou sua inscrição, portando documentos pessoais e outros comprovantes. Lá, ele pode atualizar o cadastro e entender melhor o que levou ao bloqueio.

Muita gente fica com medo de informar aumento ou alteração da renda e ser excluído do programa automaticamente. Contudo, a chamada Regra de Transição do Auxílio Brasil prevê a continuidade dos repasses por mais 24 meses nesses casos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário