O óleo de cozinha costuma espumar enquanto você está fazendo alguma fritura? Saiba que isso compromete a qualidade do alimento e pode provocar acidentes na cozinha. Afinal, quando a espuma é formada, o óleo quente pode espirrar e atingir adultos e crianças que estejam no local. Por isso, aprenda agora algumas técnicas infalíveis para evitar a espuma no óleo de cozinha durante a fritura.
Veja também: Por que algumas pessoas não podem comer cebola?
Por que aparece espuma no óleo de cozinha?
A espuma no óleo de cozinha pode se formar por motivos diferentes, mas geralmente existem algumas causas comuns que contribuem para o problema. A primeira diz respeito ao óleo velho. Se você tem o hábito de reutilizar o óleo que sobra de outros preparos, lembre-se de que há um limite para isso. O ideal é não utilizar o mesmo óleo mais do que três vezes, isso se ele estiver limpo e sem restos de comida.
Outro motivo comum é a presença de água dentro da panela. Ligar o fogo sob uma panela com óleo sem que ela esteja totalmente seca pode ser bem arriscado. Água e óleo não se misturam e podem provocar acidentes.
Por fim, a espuma no óleo aparece também quando existe mistura de dois tipos de óleo diferentes. Se você colocar óleo de milho com óleo de girassol, por exemplo, a espuma pode brotar na panela.
Dicas para evitar espuma no óleo na hora da fritura:
Com base nos motivos que fazem a espuma aparecer no óleo, preparamos algumas dicas infalíveis para minimizar o problema:
1 – Evite usar óleo velho
O mais indicado é sempre usar óleo novo para fazer fritura, até porque o limite de usos do óleo depende de algumas variáveis. Uma coisa é utilizar um óleo que foi aquecido durante 20 minutos, outra é um óleo que passou 1 hora no fogo. Na dúvida, descarte o produto usado corretamente e utilize óleo novo na hora da fritura.
2 – Enxugue a panela antes de usar
Além de lavar muito bem, enxugue minuciosamente a panela antes de começar a fritura. Isso evitará que gotículas de água ou mesmo alguma quantidade maior dela se acumule. Consequentemente vai evitar o aparecimento de espuma no óleo, bem como contribui para a segurança de todos.
3 – Use apenas 1 tipo de óleo
Por fim, utilize apenas 1 tipo de óleo de cozinha durante a fritura. Como mencionado, embora todos sejam óleos, isso não quer dizer que eles possam ser misturados sem problemas. Na dúvida, mantenha apenas o óleo para fritar cada alimento.