A alimentação de quem tem diabetes precisa ser muito bem controlada, para evitar o agravamento da doença. Existem muitos alimentos que o diabético precisa evitar, mas também há alimentos que ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue.
Veja também: Comer abacate reduz risco de infarto e de doenças cardíacas
Para uma pessoa normal, o consumo moderado de frutas é indicado por conter muitas substâncias que favorecem o bom funcionamento do organismo. Mas, para quem tem diabetes, é preciso mais cautela, pois as quantidades de açúcares podem desencadear outros problemas, além do ganho de peso.
Quais frutas o diabético deve evitar?
Quem tem diabetes deve estar atento ao consumo das frutas secas, frutas em calda, sucos naturais, pois esses alimentos são ricos em carboidratos, têm muitos açúcares e pouca quantidade de fibras solúveis. Por isso, o indicado é realizar o consumo em poucas quantidades e em várias porções ao longo do dia, pois do contrário, pode ocorrer um aumento brusco das taxas de glicose no sangue.
É importante mencionar que a dieta para uma pessoa diabética deve ser prescrita por um especialista em saúde. As informações aqui têm o objetivo informativo, mas como cada pessoa possui suas particularidades é necessária uma avaliação específica para evitar problemas.
As 6 melhores frutas para diabéticos
As frutas recomendadas possuem baixo índice, ou seja, não afetam tanto o índice de glicose na corrente sanguínea. Mas para facilitar sua análise, a American Diabetes Association sugere que:
Para ajudar a definir a quantidade de carboidrato total de uma fruta, deve ser considerado que mais ou menos um terço ou meia xícara de fruta equivale a 15 gramas de carboidratos.
Ao servir sua fruta junto com a comida, use como referência a proteína e os carboidratos servidos em questão, isso significa que um pedaço de fruta picada deve ser menor que a quantidade total desses alimentos.
Por fim, as 6 frutas que uma pessoa com diabetes pode consumir com moderação são:
- Maçã;
- Ameixa;
- Morango;
- Damasco;
- Pera;
- Tangerina.
Essas frutas podem ser consumidas com moderação, pois não vão provocar altos picos de insulina no sangue.