scorecardresearch ghost pixel



Sucos naturais podem fazer mal para pessoas que têm diabetes?

Um suco de melancia sem açúcar é considerado uma bebida saudável e não está errado caracterizá-lo dessa forma, porém, isso não significa que todos podem consumir com frequência.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou em 2021 que 16,8 milhões de brasileiros são diabéticos e o aumento de casos está relacionado a uma piora nos quadros alimentares.

Nesse caso, a diabetes tipo 2 acaba se desenvolvendo a partir de uma negligência em relação à ingestão de doces, alimentos gordurosos e produtos industrializados. A diabetes tipo 1 também é uma restrição do corpo no processo de produzir insulina, mas explicado pela genética. 

Veja também: Os incríveis poderes da água de berinjela para o corpo humano

É importante ressaltar que em todos os casos a doença precisa de um acompanhamento médico regular, com a avaliação de alguns especialistas, dependendo das reações.

A insulina deve ser administrada conforme a orientação do especialista e a tecnologia vem avançando para que os aparelhos ofereçam ainda mais autonomia às pessoas. Quanto à alimentação, o ideal é procurar um nutricionista, buscando adaptar o seu cardápio.

Mas afinal, quem tem diabetes está proibido de tomar suco?

Quem tem diabetes pode levar uma vida saudável, praticando atividades físicas, trabalhando e estudando o que quiser. A única diferença é que vai precisar recorrer a alguns cuidados específicos, principalmente os hábitos alimentares, do horário até as melhores escolhas de ingredientes.

E a atenção precisa ser de certa forma rigorosa, para preservar o seu organismo de irregularidades, então até sucos naturais devem ser ingeridos com moderação. 

As frutas possuem seu próprio açúcar, a frutose, que pode elevar o índice glicêmico, impactando negativamente no funcionamento do pâncreas.

Dê preferência aos frutos in natura, crus mesmo, porque isso evita a concentração da polpa, além de ser mais nutritivo. Quando quiser se refrescar, procure hortaliças e frutinhas menos doces, lembrando que o auxílio de um nutricionista para recomendar uma seleção personalizada de receitas é um passo para ter mais liberdade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário