Você não precisa ser religioso para ter ouvido um trecho bem famoso da bíblia cristã que diz o seguinte: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Este texto não tem a ver com religião, mas sim com a verdade. Quanto mais estudos sobre o tema são conduzidos, mais real se torna a frase bíblica citada. Afinal, é o que garante o Relatório da Felicidade Mundial, que está na sua décima edição. De acordo com os dados, pessoas honestas são mais felizes.
Veja também: Lista: 5 alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Por que pessoas honestas são mais felizes?
O Relatório da Felicidade Mundial é embasado em relatos de cidadãos do mundo inteiro. Eles comentam sobre os seus próprios sentimentos ligados à felicidade. Além disso, o documento traz informações econômicas e de cunha social e atribui notas em uma escala de 0 a 10 para medir o nível de felicidade.
Países da região Norte da Europa são os líderes mundiais de felicidade. Dentre eles, podemos destacar a Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda. O ranking foi elaborado antes do conflito Rússia e Ucrânia ter início e, talvez por isso, o último lugar da lista é ocupado pelo Afeganistão. Vale frisar que questões ligadas à segurança são decisivas para medir o grau de felicidade e satisfação de um povo.
Um estudo realizado pela Universidade de Notre Dame resolveu investigar a relação da honestidade com os efeitos mentais que ela causa. Todas as 110 pessoas que participaram da pesquisa e reduziram o número de mentiras, notaram melhora significativa do estado de saúde geral.
Pessoas honestas são mais felizes: Finlândia é prova disso
Segundo os participantes da pesquisa, o alívio de não conviver com o estresse e o peso da mentira foi o ponto decisivo. Todos eles viveram uma vida mais leve e com menos ansiedade por estarem e de acordo com a verdade e com a honestidade.
A Finlândia é o primeiro país do ranking entre os mais felizes do mundo. Por lá, os sentimentos de segurança e de cidadania são levados muito a sério. Praticamente qualquer coisa que finlandês te contar será verdade, além disso, se sua carteira cair no meio da rua não precisa se preocupar. Todo o dinheiro estará guardado à sua espera por qualquer cidadão finlandês.
Por lá, algumas compras feitas pelo correio são pagas da seguinte maneira: o consumidor deixa o dinheiro na caixa de correio e o carteiro efetua o pagamento da compra. Não parece ser à toa que o país mais “feliz do mundo” seja também um dos mais honestos.