scorecardresearch ghost pixel



Fato ou fake: idosos com mais de 60 anos têm direito a passagens aéreas baratas?

Descubra se é verdade que pessoas com mais de 60 anos no Brasil podem ter direito a comprar passagens aéreas com 50% de desconto. Mensagem tem circulado pela internet.



Envelhecer tem suas vantagens, além da experiência de vida, existem alguns benefícios que os idosos podem aproveitar. No Brasil, pessoas com mais de 60 anos de idade podem viajar de graça em ônibus pela cidade e em passagens intermunicipais, por exemplo. Porém também existe um rumor de que os brasileiros sexagenários poderiam ter direito a 50% de desconto em passagens aéreas. Será mesmo que isso é verdade ou não passa de uma “fake news”?

Veja também: Netos podem receber pensão por morte; saiba quando

Idosos com mais de 60 podem comprar passagens aéreas com desconto?

Vamos direto ao ponto e responder a esta pergunta que tem feito muita gente esperançosa. Não, não existe nenhuma lei ou norma que estabeleça a compra de passagens aéreas com desconto de 50% no valor.

Mensagem falsa tem informado que existem descontos em passagens aéreas

O que acontece é que uma mensagem falsa tem circulado em aplicativos de mensagens pela internet. Nela, o destinatário fica “sabendo” que existem descontos de até 50% para idosos na hora de comprar passagens aéreas. Porém, isso não passa de uma enganação e que pode colocar algumas pessoas em apuros.

A mentira pode ter surgido de um Projeto de Lei (nº 2290/2007) que propõe o tal desconto de 50% em passagens aéreas para idosos. A proposta é do deputado Chico Lopes, mas ela não foi votada até o momento e ainda aguarda os trâmites legais. Na verdade, o texto do documento aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça da Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Ele está parado por lá desde 2018, inclusive.

Como informado anteriormente, idosos brasileiros com mais de 60 anos podem andar gratuitamente de ônibus. As viagens são para condições viárias urbanas ou intermunicipais, mas não diz nada sobre ele se aplicar em passagens aéreas. Por isso, se você recebeu ou conhece alguém que tenha recebido a mensagem, saiba que não passe de um rumor.

Inclusive, denuncie a informação para o suporte do aplicativo que foi utilizado para disseminar a desinformação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário