Ficou sem o PIS/Pasep 2022? Saiba como entrar com recurso

Mesmo após reprocessamento da Dataprev, muitos trabalhadores que afirmam ter direito ao benefício acabaram de fora do calendário.



Trabalhadores que ficaram de fora dos pagamentos do PIS/Pasep, ano-base 2020, mas que acreditam ter direito ao benefício, podem entrar com recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). O órgão já começou a receber requisições desde a última semana.

Leia mais: Quando vou receber o abono PIS/Pasep referente ao ano de 2021?

A solicitação diz respeito aos repasses do abono salarial feitos entre os meses de fevereiro e março deste ano. Um total de 23 milhões de trabalhadores tornaram-se se elegíveis aos recursos. Os valores deste ano variam entre R$ 101 (mínimo) e R$ 1.212 (máximo), dependendo da quantidade de meses trabalhados formalmente.

Para não deixar ninguém de fora, a Dataprev – empresa de tecnologia da Previdência – realizou um reprocessamento dos dados de quem ficou de fora do início do calendário. Mas o que acontece é que ainda assim muita gente que afirma ter direito ao PIS/Pasep acabou não entrando no cronograma referente ao ano-base 2020.

Quem tem direito?

Pode receber o benefício o trabalhador que cumprir as seguintes condições:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos;
  • Ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração (2020)
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos na mesma ocasião; e
  • Estar com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de responsabilidade do empregador.

Como entrar com o pedido?

Os cidadãos podem questionar o não pagamento do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 das seguintes formas:

  • Por meio das Superintendências Regionais do Trabalho do ministério; ou
  • Por meio do endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br – é necessário colocar no lugar dos dígitos UF as letras da sigla do estado de domicílio. Veja o exemplo: trabalho.sp@economia.gov.br.

O prazo dado pelo MTP para a análise do recurso é de 45 dias. Além disso, o ministério informa que a análise individual não inclui o ano-base 2019.

Para checar se tem direito ao saque do abono, dentre outras informações a respeito do benefício, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligue para a Central Alô Trabalhador, pelo número 158.




Voltar ao topo

Deixe um comentário