Folha de hortelã: para que serve e como preparar o chá

O chá de folha de hortelã possui muitas propriedades refrescantes e medicinais que ajudam no combate de vírus e infecções.



A hortelã é uma planta que possui propriedades refrescantes e medicinais, sendo muito utilizada na culinária e em sucos. Tem um sabor forte e delicioso e seu consumo favorece em diversas maneiras ao organismo.

Veja também: Conheça 5 plantas que trazem má sorte para o lar

Benefícios da hortelã

Possui ação antiespasmódica: ajuda na prevenção de espasmos estomacais, no intestino, útero e na bexiga.

Ação analgésica: tem ação eficaz no combate de dores de cabeça, cólica, náuseas, vômitos e febre. Também melhora quadros infecciosos de gripes e resfriados.

Purificador do sangue: possui ação antioxidante capaz de eliminar as toxinas presentes na circulação sanguínea.

Combate os germes causadores do mau hálito: a hortelã ajuda removendo todos os germes e bactérias existentes na boca e que causam mau hálito, além de proteger dentes e gengiva.

A hortelã é rica em muitas vitaminas, sais minerais que cooperam para o fortalecimento de órgãos e tecidos, sendo excelente para digestão. O chá dessa planta sozinho possui muitos benefícios e tem sua ação potencializada quando adicionado a outras plantas.

Tipos de chá de hortelã e seus benefícios

Chá de hortelã com gengibre e canela

Tanto o gengibre quanto a canela são alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo, estimulando a queima de calorias, o que colabora para emagrecer. Para fazer esse chá, basta colocar 6 folhas de hortelã, um pau de canela e um pequeno pedaço de gengibre em água fervente. Assim que ferver, desligue o fogo e espere esfriar e beba.

Chá de hortelã para febre

O chá de hortelã com laranja-amarga melhora os quadros febris, pois estimula a produção de suor. Tem efeito no tratamento de problemas respiratórios, como asma, tosse, gripes, coriza e congestão nasal.

Para preparar essa bebida, coloque 15 gramas de folhas de hortelã comum, 70 gramas de flores de tília e 5 gramas de laranja em água fervente.

Chá de hortelã com camomila para dores de estômago

As propriedades da hortelã somadas às da camomila agem positivamente no tratamento de infecções estomacais e para casos de gastrite, acalmando os sintomas e dando maior alívio.

Para fazer essa bebida, basta colocar uma colher de folhas de hortelã e uma colher de flores de camomila em água fervente. Deixe esfriar para beber.

Chá de hortelã-pimenta 

Esse chá ajuda a reduzir os incômodos provocados por cólicas menstruais ou por gases intestinais. Basta colocar 3 folhas de hortelã-pimenta em água quente e deixar uns minutos descansando antes de beber.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário