O governo federal, junto com o Ministério da Educação (MEC), divulgou no dia 23 de março o edital do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal. A ação tem como público-alvo profissionais da educação que trabalham na área da alfabetização.
Leia mais: Veja as regras de quem tem direito a receber o Auxílio-Gasolina
A iniciativa integra o Projeto Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC. Além disso, a bolsa para professores em Portugal conta com parceria da Universidade do Porto (UP) e do Instituto Politécnico do Porto (IPP).
“A iniciativa de ofertar aos professores brasileiros, de forma gratuita e com certificação oficial, um curso de alta qualidade e com padrão internacional é mais um exemplo do compromisso do governo federal com a valorização dos profissionais da área da educação, responsáveis pela melhoria da qualidade do ensino no Brasil”, destaca o secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do curso ABC, Carlos Nadalim.
Como vai funcionar?
Com duração de seis semanas, os candidatos selecionados deverão cumprir uma carga horária de 240 horas. O curso acontecerá na cidade de Porto, em Portugal, durante os meses de novembro e dezembro de 2022.
Ao todo, são oferecidas 100 vagas para professores, das quais 2 delas devem ser reservadas a cada unidade federativa e as outras 46 no formato ampla concorrência, de caráter nacional. A escolha dos professores será feita mediante análise técnica e de mérito.
De acordo com o edital, a bolsa oferecida ao participante gira em torno de 800 € (oitocentos euros), que na conversão atual se transforma em R$ 4 mil.
Como participar do projeto?
Para saber mais informações sobre a iniciativa, o número de vagas por estado, quais os critérios e requisitos para se inscrever no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal, basta o candidato acessar o site do projeto.
Lembrando que um dos critérios para participar é ter concluído o curso online de Alfabetização Baseada na Ciência, habilitado na plataforma Avamec.