scorecardresearch ghost pixel



Imposto de Renda: veja erros que podem fazer você cair na malha fina e como evitá-los

A declaração do Imposto de Renda exige muita atenção. Qualquer erro pode fazer o contribuinte cair na malha fina.



Cair na malha fina é o medo de todo contribuinte. Isso acontece quando a Receita Federal encontra alguma falha na declaração do Imposto de Renda. Pode ser desde uma situação mais simples, como a digitação errada de um dado, até casos mais graves, como fraudes.

Leia mais: Conta de luz mais cara? Aneel quer aumentar valor das bandeiras em até 57%

Para detectar as falhas nas declarações, a Receita Federal faz o cruzamento de dados. Ou seja, compara as informações fornecidas pelas pessoas e empresas.

Malha fina

Muitos contribuintes só percebem que caíram na malha fina quando não recebem a restituição do Imposto de Renda. Por isso, é importante sempre acompanhar as atualizações no site da Receita para corrigir o quanto antes as falhas que surgirem.

As informações ficam disponíveis no portal e-CAC. Na aba “Meu Imposto de Renda”, é só acompanhar a situação do contribuinte na opção “Pendências de malha”. Qualquer irregularidade será informada nesse espaço. Os erros podem ser corrigidos por meio da Declaração Retificadora. Se o contribuinte for notificado e ainda assim não corrigir os erros, ele pode ser multado em até 75% do valor do imposto.

Para não cair na malha fina, nunca minta ou omita informações. Reúna todos os documentos necessários para a declaração. Comprovantes, recibos e outros gastos dedutíveis devem ser apresentados. Atenção também ao digitar as informações. Dígitos a mais ou a menos podem comprometer as informações declaradas à Receita. Não se esqueça de declarar também os rendimentos isentos.

Outro erro comum que pode fazer o contribuinte cair na malha fina é não declarar os rendimentos dos dependentes. Ou declarar o mesmo filho em duas declarações, sendo do pai e da mãe. Além disso, é importante informar corretamente o valor dos bens. Para verificar qualquer erro nas informações, acompanhe sempre o status da declaração do seu Imposto de Renda.




Voltar ao topo

Deixe um comentário