scorecardresearch ghost pixel



IRPF 2022: como pagar o Imposto de Renda devido com Pix?

Neste ano, a Receita Federal passou a aceitar o PIX no Imposto de Renda. Confira as condições e como cadastrar a chave na restituição.



O PIX, meio de pagamento instantâneo, trouxe infinitas facilidades para os brasileiros. Entre elas, a possibilidade de pagar os impostos devidos. O Imposto de Renda, por exemplo, pode ser quitado com o PIX em até oito parcelas. Veja como aproveitar o serviço.

Leia mais: INSS: confira quem recebe o 13º salário em abril

A Receita Federal passou a aceitar o PIX nas declarações deste ano. O meio de pagamento pode ser usado tanto no pagamento do imposto como destino da restituição.

PIX no Imposto de Renda

Dessa forma, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) é emitido com um QR Code que permite o pagamento por meio do PIX. O bom de usar esse meio é que o pagamento se dá de forma instantânea. Pelo PIX o valor pode ser pago em até oito parcelas. Mas, para isso, todas elas precisam ter valor superior a R$ 50.

Assim que o contribuinte envia a declaração, ele imprime o documento. E pode pagar o Darf pelo aplicativo do banco do qual é cliente, com base no QR Code gerado.

Vantagem também na hora da restituição do Imposto de Renda. O uso do PIX pode facilitar o pagamento e reduzir os erros na hora de preencher os dados bancários no sistema da Receita. De acordo com a Receita Federal, para receber o valor da restituição pelo PIX, a chave tem que ser igual ao CPF do titular da declaração. Ou seja, não vale e-mail, telefone ou chave aleatória.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário