scorecardresearch ghost pixel



Mito ou verdade: tirar aparelhos da tomada economiza energia elétrica?

Entenda se é verdade que tirar aparelhos da tomada ajuda a diminuir a conta. Isso se aplica aos dispositivos que ficam em stand by.



Recentemente, o governo federal anunciou o fim da bandeira hídrica na conta de energia. Por conta disso, a conta de luz tende a ficar mais barata em todo o território nacional. No entanto, diante da atual inflação e do alto custo de vida no Brasil, todos os esforços para economizar um dinheiro no final do mês vale a pena. Por isso, economizar na conta de luz é algo que todo mundo procura. Será que é verdade que tirar aparelhos da tomada economiza energia elétrica?

Veja também: Existe uma velocidade que economiza mais combustível?

A dúvida é comum entre a população e não se trata de uma novidade, contudo ainda é preciso esclarecer melhor o tema. Descubra agora se os aparelhos que ficam em stand by, com aquela luzinha vermelha acesa, estão gastando energia ou não. Entenda se vale a pena tirar da tomada para reduzir os gastos da casa.

Tirar aparelhos da tomada economiza energia elétrica?

De maneira direta, a resposta para essa pergunta é: sim. Tirar os aparelhos da tomada economiza energia e pode fazer diferença no final do mês. Todos os dispositivos eletrônicos que mantêm alguma luz de stand by acesa estão consumindo energia o tempo todo.

No entanto, é preciso frisar que apenas um pequeno aparelho ligado à tomada em stand by não causa grandes impactos na conta de luz. O problema é que geralmente, são diversos os produtos que permanecem assim dentro do imóvel.

Quanto dá para poupar se tirar os aparelhos da tomada?

Geralmente, os principais inimigos da conta de luz em matéria de stand by são:

  • Aparelho televisor (TV);
  • Roteador de internet e modem de TV a cabo;
  • Micro-ondas;
  • Carregadores;
  • Réguas de extensão;
  • Computador e notebook; entre outros.

Se somar todos os aparelhos da casa, é possível reduzir até 5% do consumo mensal. Então, se você costuma gastar cerca de 300 kWh, por exemplo, é possível poupar R$ 12 no mês, isso significa 144 no ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário