scorecardresearch ghost pixel



Mito ou verdade: Uma dívida ‘caduca’ depois de 5 anos? Tire suas dúvidas

Descubra de uma vez por todas o que acontece quando um débito em atraso completa cinco anos e evite cair em fake news.



Circula há anos a afirmação de que uma dívida “caduca” ou prescreve assim que ela completa cinco anos. A premissa é verdadeira: um débito atrasado prescreve após esse período. Porém, algumas inverdades podem ser ditas e causar confusão na cabeça das pessoas. Tire algumas dúvidas logo abaixo e não caia mais em fake news!

Leia mais: Se meu nome for para o SPC, posso ter o Auxílio Brasil bloqueado?

1. Se minha dívida prescreveu, não preciso mais pagá-la?

A resposta é não. Mesmo dívidas que prescrevem ou caducam devem ser pagas. Além disso, depois de completar cinco anos, o débito em atraso continua existindo e acumulando juros.

A única coisa que muda é que o nome do devedor volta a “ficar limpo” e deixa de aparecer nas listas de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

2. Assim que a dívida caduca ela deixa de atrapalhar o score de crédito?

A resposta é sim. Dívidas vencidas há cinco anos ou mais não aparecem mais nos serviços de proteção ao crédito e também não interferem mais na pontuação do score de crédito da Serasa.

3. Tenho uma dívida prescrita, ela pode atrapalhar um pedido de financiamento?

A resposta é sim. Isso porque as instituições bancárias contam com suas próprias listas com os dados dos clientes. Elas são fornecidas pelo Banco Central (BC) e oferecem dados do Sistema de Informações de Créditos (SCR). Portanto, antes de solicitar um financiamento, por exemplo, é importante resolver qualquer pendência antes, mesmo que ela tenha caducado.

4. Depois que a dívida caduca, o banco ainda pode mais cobrá-la do devedor?

A resposta é sim. Como mencionado acima, depois de cinco anos, a dívida apenas não fica visível no banco de dados do SPC ou Serasa. Entretanto, ela continua existindo e pode ser cobrada pela instituição ou banco responsável.

Mas atenção: o banco pode cobrar a dívida após os cinco anos, contudo, ele perde o direito de acionar judicialmente o devedor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário