scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH será obrigatória para todos? Veja o que muda no documento

A nova CNH passará a ser emitida em junho deste ano. Os motoristas querem saber: é preciso mudar automaticamente o documento? Veja as regras.



A partir de 1º de junho começa a ser emitido a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os motoristas não serão obrigados a fazerem a troca imediata do documento. O padrão valerá para as novas carteiras ou também nos casos de renovação ou segunda via do documento.

Leia mais: Vale-gás de R$ 51: consulte com o CPF e veja se tem direito

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoristas não precisam ter pressa em ter o novo documento. Afinal de contas, a tradicional CNH continuará em vigor segundo a validade de cada documento.

Nova CNH

Os motoristas devem estar atentos à validade da CNH. A data limite é informada em cada documento. Assim, quando forem renovar a habilitação, já receberão o novo modelo a partir de 1º de junho.

A nova CNH estará disponível de forma física e digital. Cabe a cada motorista decidir por um outro padrão. Segundo o Contran, todas as duas formas serão aceitas como apresentação do documento.

O documento na nova versão está mais moderno e completo. A carteira de motorista vai indicar o tipo de veículo que cada condutor está autorizado a dirigir. A novidade é a imagem do automóvel, que vai reforçar a categoria de cada motorista.

As cores também estão diferentes. A CNH será verde e amarela. Outra informação que será novidade no novo documento é se o condutor tem apenas a permissão para dirigir ou já está com a carteira definitiva. As indicações serão pelas letras “P” ou “D”, respectivamente.

Por isso, os motoristas que estão em dúvida se já precisam ou não pedir o novo documento podem ficar tranquilos. A alteração só será necessária quando a atual CNH estiver vencida. Ou em casos de segunda via ou necessidade de mudança de algum dos dados informados na carteira de habilitação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário