scorecardresearch ghost pixel



Novas regras: com quantos pontos a CNH é suspensa?

O número máximo de pontos por infração de trânsito mudou com o novo CTB. Veja quantas multas você pode tomar e com quantos pontos a CNH é suspensa a partir de agora.



O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) mudou e trouxe atualização em abril de 2021. A Lei que regia as normas de trânsito foi criada em 1997, mas vem sofrendo algumas alterações. Originalmente, o limite de pontos de infração para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) era de 20. Contudo, o novo CTB estabeleceu novos patamares de pontuação, além de outras alterações. Descubra com quantos pontos a CNH é suspensa de acordo com as novas normas.

Veja também: Como consultar multas pela CNH digital e pelo site do Detran

Com quantos pontos a CNH é suspensa?

Para entender com quantos pontos a CNH é suspensa é necessário lembrar de que existem quatro níveis de infrações de trânsito. O motorista pode receber multa leve, média, grave ou gravíssima. Cada uma desconta uma quantidade de pontos na habilitação, que antigamente eram totalizados em 20.

Com o novo CTB, o limite aumentou para 40. Sendo que cada multa desconta:

  • 3 pontos – infração leve;
  • 4 pontos – infração média;
  • 5 pontos – infração grave;
  • 6 pontos – infração gravíssima.

Ao atingir o limite de 40 pontos, a CNH fica suspensa e o motorista precisa enfrentar um processo de reciclagem para reaver o direito de digitar. No entanto, a conta para chegar ao limite não é linear e varia de acordo com a gravidade da multa.

Como funcionam as novas regras para suspensão da CNH:

Agora o direito de dirigir é suspenso quando:

  • O motorista atinge 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos, com uma infração gravíssima;
  • 40 pontos, sem nenhuma infração gravíssima ou se exercer atividade remunerada.

Consulte quantos pontos você tem na CNH de modo online

É possível consultar todos os dados referentes à CNH do condutor no site do Detran de seu estado. Em área específica, o condutor pode acompanhar o andamento dos processos, inclusive o de suspensão. Geralmente, é possível acessar as informações com os dados da CNH ou do CPF, além do RENAVAM do veículo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário