scorecardresearch ghost pixel



Novo RG: Quem pode pedir e quanto custa solicitá-lo?

Documento funcionará como identificação única do cidadão, com dados unificados em um só lugar.



A Carteira Nacional de Identificação Unificada, também chamada de novo RG, começará a ser emitida em todo o Brasil em breve. Uma das novidades é a utilização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como forma de identificação do indivíduo. Na prática, ele substituirá o número antigo do Registro Geral (RG).

Leia mais: Saque emergencial do FGTS de até R$ 1.000 começa nesta quarta; Veja quem recebe

Além disso, outra novidade é que a emissão da nova carteira será gratuita, sem que o cidadão tenha que gastar alguma quantia em dinheiro com a atualização do documento. As emissões seguirão sob comando dos órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública.

O formato e padrão do novo RG serão os mesmos em todo o território nacional. Isso vale também para o RG Digital, que será um complemento da versão física da identidade. Ele servirá para facilitar a identificação da pessoa por meio de QR Code. Ademais, ele terá ainda identificação por meio de código MRZ, o mesmo usado em passaportes.

“Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão”, explicou o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Mudanças do novo RG

O prazo dado pelo governo para que as instituições responsáveis pelas emissões da nova carteira de identidade se adequem aos moldes do documento vai até o dia 6 de março. Trata-se de um período de transição para que todos os estados consigam se ajustar às regras em tempo hábil.

O novo RG terá validade de 10 anos. Mas não é preciso ter pressa em solicitá-lo, pois os registros atuais serão aceitos por mais 10 anos no caso de pessoas com até 60 anos de idade. Quem está acima dessa faixa, por outro lado, poderá usar o documento antigo por tempo indeterminado, sem necessidade de troca.

Quem pode solicitar o novo documento?

Apesar de já ter sido lançado pelo governo federal, o novo documento entrará oficialmente em vigor a partir do dia 6 de março do ano que vem.

Para emiti-lo, o cidadão deverá se dirigir até um instituto de identificação portando a certidão de nascimento ou casamento. Reforçando que a requisição não possui custo algum.




Voltar ao topo

Deixe um comentário