Novo RG: Saiba qual é o prazo limite para solicitar o documento

Objetivo é criar um meio de identificação que facilite a vida do cidadão. Formato, por outro lado, não substitui outros documentos pessoais.



Em vigor desde o dia 1º de março, o novo RG foi desenvolvido com o propósito de unificar as principais informações do cidadão brasileiro em apenas um único documento. Além de o Cadastro de Pessoa Física (CPF) se tornar o número de identificação do indivíduo, outras informações farão parte desse novo sistema de consulta.

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O objetivo do governo é criar um aplicativo de celular chamado Documento Nacional de Identificação (DNI), em que nele estarão reunidos todos as informações disponíveis da pessoa, como carteira de motorista, título de eleitor, carteira de trabalho, tipo sanguíneo e demais dados pertinentes.

Por que foi preciso mudar o RG?

De acordo com o governo, o objetivo é criar um documento de identificação que facilite a vida do cidadão. Desse modo, não será preciso carregar um grande número de documentos quando ele sair de casa, evitando perdas desnecessárias e a obrigatoriedade da reemissão.

O novo RG substitui os outros documentos de identificação?

Não. O novo RG não pode pode ser usado como documento de identificação no lugar da carteira de motorista, por exemplo.

Todos os documentos pessoais continuarão sendo obtidos mediante suas respectivas regras. A ideia é apenas reunir em um único espaço as informações do brasileiro, cada qual com sua finalidade específica.

Qual o prazo dado para fazer o novo RG?

Por enquanto, não existe uma data oficial de unificação do RG em todo o território brasileiro. Isso porque muitos estados ainda estão em fase de adaptação desse novo formato. O governo deu aos órgãos responsáveis o prazo de 6 de março de 2023 para atualizar os sistemas.

Como emitir o novo RG?

Basicamente, poderá solicitar o documento aquele que já realizou o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou nos respectivos institutos de identificação. Ou seja, somente quem teve a impressão digital inserida na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Esse processo pode ser realizado em unidades de atendimento ao cidadão, a exemplo, o Poupatempo, ou diretamente no aplicativo Gov.br. Ao abrir a plataforma, o usuário deve preencher um pré-cadastro informando os seguintes dados:

  • CPF;
  • Nome;
  • Filiação;
  • Data de nascimento;
  • Endereço de e-mail;
  • Número do telefone e senha de sua escolha.

Para finalizar, o cidadão deverá concluir o atendimento em um posto físico ou virtual disponível. Em relação ao resgate da nova carteira de identidade, a entrega acontecerá pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.




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