scorecardresearch ghost pixel



Novo RG terá código MRZ; O que ele faz na prática?

Nova carteira de identidade nacional foi finalmente lançada. Com ela, novas ferramentas ajudarão na identificação do indivíduo.



A nova carteira de identidade foi reformulada e agora será emitida com novos elementos. O novo RG terá o mesmo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), novas ferramentas de segurança, dados extras do indivíduo bem como o chamado “código MRZ“.

Leia mais: Novo RG: Saiba qual é o prazo limite para solicitar o documento

O que é o código MRZ e o que ele faz?

Para quem não conhece, o código MRZ – sigla em inglês para Machine Readable Zone – é usado em documentos de viagem oficiais, como em passaportes. Por ele, é possível ter acesso a diversos dados do titular.

E essas informações apenas podem ser lidas por máquinas específicas. Nesse sentido, o novo RG pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais.

Mas atenção: o documento não substituirá o passaporte tradicional. O que acontece é que a nova carteira de identidade só poderá ser utilizada em países do Mercosul.

Onde emitir o novo RG?

O novo RG continuará sendo expedido pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados. A transição do documento como conhecemos hoje acontecerá de maneira gradativa. Isso porque o governo deu até o dia 6 de março de 2023 para que os órgãos responsáveis se adequem às mudanças.

Devo trocar o documento o quanto antes?

A resposta é não! As carteiras de identidade de hoje continuarão valendo por mais 10 anos mesmo após lançamento do novo RG. O documento só deverá ser atualizado conforme a faixa etária do indivíduo.

Para aqueles com até 12 anos, a renovação está prevista a cada 5 anos. Quem possui entre 13 e 60 anos, o prazo aumenta para 10 anos. E, por fim, os cidadãos com idade acima dos 60 anos poderão escolher se vão querer ou não renovar o documento, sem nenhuma obrigatoriedade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário