scorecardresearch ghost pixel



O melhor horário para abastecer e economizar gasolina

Você sabia que existe horário ideal para colocar combustível no carro? Pois é, assim dá para economizar gasolina e adotar medidas efetivas a fim de minimizar os preços altos.



Os preços atuais dos combustíveis em todo o Brasil fizeram com que os motoristas começassem a adotar estratégias mirabolantes para economizar gasolina, principalmente. Uma delas diz respeito ao melhor horário para abastecer o tanque. O pior é que tudo indica que isso não é um mito, mas que funciona na prática para valer. Entenda o que uma coisa tem a ver com a outra e descubra qual é o melhor horário para abastecer e economizar gasolina.

Veja também: Novas regras da CNH: descubra tudo o que mudou

Qual é o melhor horário para abastecer e economizar gasolina?

Primeiramente, saiba que a gasolina e o etanol são materiais químicos e estão sujeitos às leis naturais do planeta Terra. Por isso, o volume deles sofre alteração de acordo com a temperatura, por exemplo. O processo de oscilação do volume se chama expansão ou contração térmica.

Assim, se você abastecer seu carro em um horário de muito calor, a tendência é colocar menos líquido do que deveria. Ou seja, para economizar gasolina é melhor procurar abastecer sempre no final da tarde, à noite ou nas primeiras horas da manhã. Assim o combustível estará mais comprimido e você acabará levando maior volume para casa.

Como economizar gasolina: temperatura diz muito

Se você ainda não está acreditando nisso, a gente te explica melhor. Quando a temperatura do veículo aumenta, o combustível se expande dentro do tanque. Isso faz com que a mesma quantidade de líquido ocupe uma área maior. Assim que esfria, sua área de contato diminui e o combustível ocupa uma área bem menor.

No entanto, quando você abastece, está comprando volume de combustível e não massa. A massa continua a mesma e é ela que faz o carro andar. Porém, se você compra baseado no volume (em litros) prefira fazer isso nos dias mais frios do ano.

Essa é uma boa dica para ajudar a economizar gasolina em tempos de combustíveis tão caros. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário