Para incluir na dieta! Conheça os vegetais mais saudáveis do mundo

Saiba quais são os alimentos considerados os mais saudáveis do mundo!



Os vegetais são um dos grupos alimentares mais importantes. Afinal, eles nos fornecem vitaminas e minerais essenciais, fitoquímicos com propriedades antioxidantes e fibras que nos mantêm saciados. Alem disso, alimentam nossas bactérias intestinais saudáveis ​​– o que, por sua vez, ajuda a apoiar nosso sistema imunológico, digestão e saúde mental.

Veja também: Descubra como essas 3 frutas são capazes de desinchar o estômago

Os pesquisadores dizem que provavelmente existem inúmeros micronutrientes benéficos em vegetais que ainda nem identificamos! Mas de todas as opções disponíveis, de aspargos a abobrinhas e tudo mais, quais vegetais são os mais poderosos para a saúde geral? Veja a seguir alguns dos vegetais mais saudáveis que você pode consumir.

Folhas verdes-escuras

Couve

Não subestime o poder de uma salada de verduras mistas carregadas. Folhas verdes-escuras, como couve, espinafre, rúcula, mostarda e acelga, contêm uma variedade de antioxidantes, incluindo carotenoides, que demonstraram proteger contra os danos dos radicais livres.

Apenas uma porção de espinafre fornece mais da metade de suas necessidades de vitamina A, e também é uma boa fonte de vitamina K, folato, magnésio e os antioxidantes betacaroteno e luteína.

Brócolis e brotos de brócolis

Aprenda a conservar legumes na geladeira por mais tempo com 6 dicas
Brócolis

O brócolis é um vegetal crucífero rico em antioxidantes que pode proteger contra condições adversas de saúde. Vegetais crucíferos contêm fitoquímicos contendo enxofre chamados glucosinolatos (e seu subproduto sulforafano). Esses compostos contendo enxofre suportam a função imunológica e processos inflamatórios normais e ajudam o corpo a remover toxinas através de processos naturais de desintoxicação do fígado.

Pesquisas comprovam que a ingestão de vegetais crucíferos é protetora, com um estudo mostrando que uma bebida feita com brotos de brócolis ativa enzimas no corpo que recolhe poluentes da corrente sanguínea e os elimina pela urina.

Repolho roxo

Repolho Roxo

Vegetais com tons profundos são normalmente uma ótima escolha, e o repolho roxo é um excelente exemplo. Além de ser uma boa fonte de vitamina C e fibras, o repolho roxo contém antocianinas, que são poderosos antioxidantes.

As antocianinas, um tipo de antioxidante flavonóide, são encontradas em muitos alimentos e plantas de cores vermelho-escuro, roxo ou azul. Elas suportam processos inflamatórios normais no corpo e demonstraram promover a saúde do coração e do cérebro, por causa da sua capacidade de combater o estresse oxidativo. A pesquisa mostrou que as antocianinas ajudam a melhorar a memória e a cognição, além de reduzir o colesterol.

Alho

Alho

O alho às vezes é esquecido, mas esse vegetal tem sido usado terapeuticamente há milhares de anos e tem sido estudado extensivamente por seus benefícios à saúde do coração e à função do sistema imunológico.

O alho, junto com cebola, alho-poró e cebolinha, faz parte da família de vegetais allium, conhecida por seus compostos organossulfurados que melhoram a saúde, incluindo alicina e sulfetos de dialila.

Esses compostos são amplamente creditados pela capacidade do alho de ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol, diminuir o estresse oxidativo e apoiar a saúde do coração.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário