Um novo lote do abono salarial foi liberado no final de março. Os recursos em questão têm origem de valores esquecidos do PIS/Pasep. Conforme explica o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), cerca de 320 mil trabalhadores ganharam acesso ao dinheiro, que pode ser solicitado pela internet.
Leia mais: Saque do FGTS: trabalhador desempregado terá direito aos R$ 1 mil?
Podem solicitar o saque os trabalhadores que deixaram de sacar o PIS/Pasep referente ao ano-base 2019 no prazo estabelecido pelo calendário. Esse grupo de pessoas deveria ter sacado o abono entre julho de 2019 e junho de 2020.
Agora, quem perdeu o prazo ganhou uma nova chance de resgate dos valores esquecidos do PIS/Pasep. A princípio, o governo federal liberaria os resgates em fevereiro, junto com o calendário do abono 2022. No entanto, o prazo foi adiado e jogado para o final de março, mais especificamente no dia 31.
Vale destacar que o lote extra liberado se refere ao ano-base 2019 e não tem relação com os repasses do PIS/Pasep ano-base 2020.
Quem pode sacar os recursos?
Segundo as regras divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, tem direito ao dinheiro:
- Os trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais em atividade com carteira assinada no ano-base 2019;
- Os trabalhadores que exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias no mesmo ano;
- Os trabalhadores que, naquele ano, estavam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos; e
- Os trabalhadores que no mesmo período estavam com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de responsabilidade do empregador.
Como sacar o PIS/Pasep esquecido?
O valor do abono esquecido, referente ao ano-base 2019, gira em torno de R$ 92 (mínimo) e R$ 1.100 (máximo). As quantias mudam com base na quantidade de meses trabalhados no ano-base.
Para saber o saldo e consultar, a dica é ligar para a Central Alô Trabalho, pelo número 158, ou baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Já em relação ao saque, há duas possibilidades disponíveis para o trabalhador fazer uma solicitação formal de reemissão. Confira:
- Por meio de um e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br. No lugar do “uf”, basta trocar pela sigla do estado (PE, SP, RS, RJ, AM…) de residência e assim solicitar a reemissão do saque.
- Indo presencialmente até uma unidade regional do Ministério do Trabalho, portando documento oficial com foto.
Após a solicitação, o novo prazo limite de saque passa a ser o dia 29 de dezembro de 2022. Se ele não acontecer nesse período, o trabalhador terá de aguardar o ano seguinte, na liberação de um novo calendário.