PIS/Pasep: Saque do abono ‘esquecido’ já está disponível pela internet

Lote extra liberado se refere ao ano-base 2019 e não tem relação com os repasses do PIS/Pasep ano-base 2020. Veja como resgatar sem sair de casa.



Um novo lote do abono salarial foi liberado no final de março. Os recursos em questão têm origem de valores esquecidos do PIS/Pasep. Conforme explica o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), cerca de 320 mil trabalhadores ganharam acesso ao dinheiro, que pode ser solicitado pela internet.

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Podem solicitar o saque os trabalhadores que deixaram de sacar o PIS/Pasep referente ao ano-base 2019 no prazo estabelecido pelo calendário. Esse grupo de pessoas deveria ter sacado o abono entre julho de 2019 e junho de 2020.

Agora, quem perdeu o prazo ganhou uma nova chance de resgate dos valores esquecidos do PIS/Pasep. A princípio, o governo federal liberaria os resgates em fevereiro, junto com o calendário do abono 2022. No entanto, o prazo foi adiado e jogado para o final de março, mais especificamente no dia 31.

Vale destacar que o lote extra liberado se refere ao ano-base 2019 e não tem relação com os repasses do PIS/Pasep ano-base 2020.

Quem pode sacar os recursos?

Segundo as regras divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, tem direito ao dinheiro:

  • Os trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais em atividade com carteira assinada no ano-base 2019;
  • Os trabalhadores que exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias no mesmo ano;
  • Os trabalhadores que, naquele ano, estavam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos; e
  • Os trabalhadores que no mesmo período estavam com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de responsabilidade do empregador.

Como sacar o PIS/Pasep esquecido?

O valor do abono esquecido, referente ao ano-base 2019, gira em torno de R$ 92 (mínimo) e R$ 1.100 (máximo). As quantias mudam com base na quantidade de meses trabalhados no ano-base.

Para saber o saldo e consultar, a dica é ligar para a Central Alô Trabalho, pelo número 158, ou baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Já em relação ao saque, há duas possibilidades disponíveis para o trabalhador fazer uma solicitação formal de reemissão. Confira:

  1. Por meio de um e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br. No lugar do “uf”, basta trocar pela sigla do estado (PE, SP, RS, RJ, AM…) de residência e assim solicitar a reemissão do saque.
  2. Indo presencialmente até uma unidade regional do Ministério do Trabalho, portando documento oficial com foto.

Após a solicitação, o novo prazo limite de saque passa a ser o dia 29 de dezembro de 2022. Se ele não acontecer nesse período, o trabalhador terá de aguardar o ano seguinte, na liberação de um novo calendário.




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