Por que ainda não recebi ligações de telemarketing com número 0303?

Empresas de cobrança e de telemarketing devem inserir o número 0303 com prefixo nas ligações. Porém, poucos são os registros cadastrados com essa finalidade.



A partir deste ano, todas as ligações de telemarketing e cobrança deverão ser identificadas com o número 0303.  Até o dia 10 de junho, as empresas, como agências de turismo, bancos e corretoras precisarão de um novo número de telefone. Desde março já é possível registrar um número com prefixo 0303, o qual será obrigatório a partir do segundo semestre do ano. Em outras palavras, o consumidor poderá recorrer aos seus direitos caso receba ligações de telemarketing sem o prefixo indicado.

Veja também: Utilidade: 7 melhores extensão para o Chrome em 2022

Embora o recurso esteja ativo, menos de 300 códigos foram cadastrados. O número é bem baixo comparado ao total de empresas que atuam com contatos e ligações para os clientes e consumidores. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é possível fazer mais de 10 milhões de combinações diferentes com o prefixo 0303.

Por que ainda não recebo a identificação do número 0303

Como o tema vem sendo amplamente divulgado desde março, os consumidores se perguntam por que não recebem ligações com o número 0303. A resposta para essa questão acabou de ser mencionada. A verdade é que, ao que tudo indica, as empresas deixarão para se adequar aos termos apenas no último momento.

Até que a regra esteja em vigor obrigatoriamente, as empresas tendem a utilizar números fixos e móveis para atingir o público-alvo. Até lá, é possível efetuar algumas reclamações para bloquear esse tipo de contato.

Como bloquear chamadas sem o número 0303

Ainda que as ligações sejam feitas sem o prefixo 0303 ou mesmo que se refiram a cobranças, elas podem ser bloqueadas. Existem meios para conseguir se livrar dessas ligações indesejadas e você pode descobrir como fazer isso hoje.

– “Não me perturbe”

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) possui um canal exclusivo para que as ligações inconvenientes finalmente terminem. Basta acessar o portal “Não me Perturbe” e preencher com suas informações. A plataforma da agência impede que as ligações continuem.

– Saídas por app

Na sua loja de apps do celular existem vários aplicativos confiáveis que identificam a ligação e bloqueiam quando são spams.

– Vá ao Procon

Vá até o órgão de proteção do consumidor da sua cidade e explique sua situação. Analise o que é possível fazer para impedir o volume alto de ligações indesejadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário