A partir deste ano, todas as ligações de telemarketing e cobrança deverão ser identificadas com o número 0303. Até o dia 10 de junho, as empresas, como agências de turismo, bancos e corretoras precisarão de um novo número de telefone. Desde março já é possível registrar um número com prefixo 0303, o qual será obrigatório a partir do segundo semestre do ano. Em outras palavras, o consumidor poderá recorrer aos seus direitos caso receba ligações de telemarketing sem o prefixo indicado.
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Embora o recurso esteja ativo, menos de 300 códigos foram cadastrados. O número é bem baixo comparado ao total de empresas que atuam com contatos e ligações para os clientes e consumidores. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é possível fazer mais de 10 milhões de combinações diferentes com o prefixo 0303.
Por que ainda não recebo a identificação do número 0303
Como o tema vem sendo amplamente divulgado desde março, os consumidores se perguntam por que não recebem ligações com o número 0303. A resposta para essa questão acabou de ser mencionada. A verdade é que, ao que tudo indica, as empresas deixarão para se adequar aos termos apenas no último momento.
Até que a regra esteja em vigor obrigatoriamente, as empresas tendem a utilizar números fixos e móveis para atingir o público-alvo. Até lá, é possível efetuar algumas reclamações para bloquear esse tipo de contato.
Como bloquear chamadas sem o número 0303
Ainda que as ligações sejam feitas sem o prefixo 0303 ou mesmo que se refiram a cobranças, elas podem ser bloqueadas. Existem meios para conseguir se livrar dessas ligações indesejadas e você pode descobrir como fazer isso hoje.
– “Não me perturbe”
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) possui um canal exclusivo para que as ligações inconvenientes finalmente terminem. Basta acessar o portal “Não me Perturbe” e preencher com suas informações. A plataforma da agência impede que as ligações continuem.
– Saídas por app
Na sua loja de apps do celular existem vários aplicativos confiáveis que identificam a ligação e bloqueiam quando são spams.
– Vá ao Procon
Vá até o órgão de proteção do consumidor da sua cidade e explique sua situação. Analise o que é possível fazer para impedir o volume alto de ligações indesejadas.