scorecardresearch ghost pixel



Quer mais crédito no mercado? O Open Banking pode te ajudar

O Open Banking pode facilitar a liberação de mais crédito, de acordo com o perfil de cada cidadão. Veja as vantagens com o sistema de compartilhamento.



O Open Banking, termo que faz referência ao Sistema Financeiro Aberto, pretende deixar os serviços e produtos bancários mais personalizados. Tudo dependerá da escolha de cada cidadão, que poderá decidir por compartilhar ou não as suas informações. A expectativa é que o Open Banking melhore a oferta de crédito.

Leia mais: MEI pode receber o Auxílio Brasil? Benefício paga até R$ 400

É o que acredita o Banco Central, que leva em conta a integração das informações como forma de facilitar a avaliação do crédito. Outra vantagem é que as instituições vão ter a chance de acompanhar todo o histórico financeiro.

 

Open Banking e o crédito

De acordo com o Banco Central, uma grande vantagem do Open Banking em relação ao crédito está no estímulo à competição no sistema financeiro. Cada vez mais as instituições se verão obrigadas a fornecerem produtos e serviços mais adequados para cada realidade.

Até mesmo os consumidores endividados poderão se beneficiar do Open Banking quando o assunto é mais crédito no mercado. Com o acesso às informações, as instituições terão acesso aos dados do consumidor para entender quais os limites possíveis.

Ou seja, será mais fácil saber se o consumidor terá ou não condições de arcar com o crédito de acordo com o histórico financeiro. Além disso, as instituições vão ter mais condições de oferecer produtos e serviços personalizados para essa realidade.

 

Ademais, com a oferta maior de crédito, os consumidores poderão escolher melhor. Afinal de contas será possível acompanhar as menores taxas de juros. Por outro lado, as instituições poderão negociar com mais segurança por já saberem quem é bom pagador.

Apesar de muitas vantagens, cabe ao cliente decidir se compartilha ou não os dados com as instituições financeiras. Por isso, antes de pensar apenas no crédito relacionado ao Open Banking, é essencial analisar bem todos os pontos envolvidos e ver se vale a pena diante de cada realidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário