scorecardresearch ghost pixel



Ranking: Brasil ocupa 3º lugar de países com a gasolina mais cara do mundo

Valor de um litro de gasolina comum hoje equivale a 9% do salário médio diário no Brasil. Confira uma comparação com outros países.



Cálculos da Oxford Economics trazem uma notícia nada animadora aos brasileiros. A pesquisa mostra que o Brasil ocupa o 3º lugar de países, mais a zona do euro, com a gasolina mais cara. Para esse resultado, foi considerado o valor do litro de combustível e o poder de compra do cidadão.

Leia mais: Auxílio Gasolina de até R$ 300; Como vai funcionar e quem vai receber

Levando em análise o período de 6 anos, o preço da gasolina subiu 57%, com previsão de novas altas caso a Petrobras permaneça com a política de paridade internacional vigente. Para se ter uma ideia, o valor de um litro de gasolina comum hoje equivale a 9% do salário médio diário no Brasil.

Preço da gasolina no Brasil e em outros países

O brasileiro acaba pagando mais caro quando o assunto é abastecer o veículo com gasolina. O custo do produto por aqui é mais caro que em outros países.

No México, por exemplo, ele equivale a 7% da renda diária, na Turquia 5%, no Chile 3%, na Rússia 3%, na África do Sul 2% e na Colômbia 1%.

No geral, nosso país empata com o Paquistão, e fica atrás somente das Filipinas, com 19% e Indonésia, com 13%. Esses são os lugares em que a gasolina é mais cara quando comparada ao rendimento do cidadão.

Alta histórica

Uma das causas para o aumento nos preços dos combustíveis, que não inclui apenas a gasolina, mas também o diesel e o gás de cozinha, pode ser associada à política de Preços de Paridade de Importação (PPI). Ela entrou em vigor desde outubro de 2016.

Na prática, ela vincula o preço de produtos derivados do petróleo ao que é praticado no mercado internacional. Desde o momento em que houve a mudança, o combustível brasileiro vem atingindo altas históricas, chegando a superar a inflação em mais de 30%.

Lembrando que, antes de adotar o PPI, a estatal utilizava o regime de “flutuação suja”, que suaviza os aumentos para os consumidores no momento de reajustar os preços dos combustíveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário