scorecardresearch ghost pixel



“Ruptura”: uma das melhores séries deste primeiro semestre de 2022

Algumas produções chegam fazendo sucesso pelo apelo a uma distopia moderna, criando uma realidade à parte que tem a capacidade de transmitir aquele incômodo de questões comuns em situações absurdas.



As novas tecnologias avançam cada vez mais rápido, criando facilidades, mas há quem critique o uso excessivo de redes sociais, pela exposição e risco à privacidade. Black Mirror, apesar de envolver um universo 100% ficcional, foi usada para explicar problemas do mundo moderno, por exemplo, a cultura do cancelamento. Misturando drama, suspense e Sci Fi, ‘’Ruptura’’ também esbanja criatividade, mas em uma sequência de episódios que explora um único fenômeno. 

Veja também: Melhor série romântica da Netflix? Conheça A Cozinheira de Castamar

Funcionários de uma empresa cumprem um turno de 8h, no entanto, enquanto trabalham, são programados para não lembrar de nada da vida pessoal, família, amigos ou hobbies. Enquanto isso, quando estão fora do ambiente corporativo e voltam às suas casas e atividades da rotina, esquecem todos os aspectos da profissão. Essa divisão é feita a partir de uma cirurgia aliada a uma pesquisa avançada, visando a produtividade dos funcionários. 

Mas esse controle em excesso fragmenta o que a pessoa é de verdade? 

Com originalidade, o enredo não comete exageros, tentando entregar uma leitura que transpareça uma experiência comum nos moldes da sociedade atual. Estabelece assim, uma narrativa perfeita para prender o público em cada cena, mostrando a transformação dos personagens nos diferentes cenários, lar ou escritório. A atmosfera é intimista e claustrofóbica, no sentido de que os cidadãos ali foram destituídos de sua liberdade. 

Afinal, cheio de metáforas ligadas à personalidade humana, a reflexão resultante desses acontecimentos questiona a própria existência e os limites da racionalidade. Até onde os instrumentos tecnológicos podem desumanizar as relações, em troca de mais lucro e uma vida cheia de regras que mais aprisionam do que corrigem os erros da convivência? Os episódios estão disponíveis na Apple TV+ para todos os assinantes. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário