scorecardresearch ghost pixel



Taxa de condomínio em atraso pode levar à perda do imóvel

Quem deixa de pagar a taxa de condomínio enfrenta uma série de problemas. Alguns casos vão parar na Justiça.



Atrasar o pagamento da taxa de condomínio pode ser um problemão para os donos de imóveis. Em alguns casos, a demora no pagamento vira caso de Justiça. Em situações mais graves, o não pagamento leva até mesmo à perda do imóvel.

Leia mais: Você sabia que os beneficiários do INSS podem ter desconto no IPTU? Veja como

Pela regra, o nome dos devedores não pode ser divulgado internamente no condomínio. Por outro lado, o número da unidade fica registrado nas faturas como forma de controle.

Taxa de condomínio

Com a crise econômica, os atrasos nas contas está cada vez mais comum para muitos brasileiros. O pagamento do condomínio, por exemplo, é um compromisso que tem apertado o orçamento de muita gente. O atraso provoca uma série de problemas. Além do constrangimento com os demais moradores, a pessoa que deixa de pagar a taxa de condomínio fica impedida de votar nas assembleias.

Cada condomínio tem regras próprias nos casos de atraso. É sempre bom conferir quais são elas para evitar problemas maiores.  Alguns condomínios aceitam até o pagamento parcelado, desde que haja acordo com a administração. O que não dá é para deixar a dívida acumular mês a mês.

Na regra geral, a cobrança na Justiça pode ser feita a partir do segundo mês de atraso da taxa do condomínio. Mas alguns condomínios aceitam até 3 meses. Depois que o caso vai parar na Justiça, o juiz define um prazo de até 3 dias para o pagamento da dívida.

Se o prazo for descumprido mais uma vez, a Justiça pode decretar a penhora das contas bancárias. Em casos mais extremos, até mesmo a penhora do bem. Ou seja, a pessoa pode perder o imóvel para pagar a dívida com a taxa de condomínio.

Caso o imóvel seja alugado, a responsabilidade com o condomínio deve constar no contrato de locação. Se o inquilino não cumprir com o pagamento, a obrigação volta para o dono do imóvel.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário