Em 2022, o feriado de Tiradentes acontece nesta quinta-feira, 21 de abril. Assim como aconteceu com as comemorações da Paixão de Cristo, no último dia 15 de abril, a data que celebra a morte do mártir da Inconfidência também é considerada feriado nacional e não ponto facultativo.
Leia mais: 21 de abril: Tiradentes é feriado ou ponto facultativo? Saiba como fica o expediente
Com as chances de encurtamento da semana, muita gente tem dúvida se pode estender a folga da quinta-feira também para a sexta-feira, na chamada “emenda de feriado“. Mas será que é possível aproveitar esses dois dias para tirar um descanso sem sofrer penalidades no trabalho? Descubra a seguir!
Devo trabalhar ou folgar nos dias 21 e 22 de abril?
No dia 21, quinta-feira, é Dia de Tiradentes, portanto, feriado nacional. Neste caso, os funcionários devem folgar neste dia. Caso sejam convocados ao trabalho, eles precisam receber em dobro pelo dia.
Já a sexta-feira, 22, é considerada dia útil e normal de trabalho. Contudo, o funcionário poderá fechar um acordo de compensação de horas com o patrão, por exemplo, para que seja concedida folga também neste dia.
Esta data também é popularmente conhecida como “dia de ponte”, em que empresas têm a liberdade de decidir se autorizam ou não a emenda com o feriado para que os colaboradores tenham mais dias de folga.
Neste cenário, o patrão pode liberar os funcionários do trabalho no dia 22 sob condição de que eles compensem as horas trabalhadas posteriormente em outra ocasião ou simplesmente dar a folga sem exigir que eles cumpram a carga horária desse período.
No caso do setor público, o dia 22 é tido como ponto facultativo (que não é feriado) em alguns estados e municípios. Sendo assim, pode haver folga ou não, dependendo da decisão do gestor responsável.