scorecardresearch ghost pixel



21 de abril: Tiradentes é feriado ou ponto facultativo? Saiba como fica o expediente

Feriado chegando... veja como vai ser o expediente em 21 de abril.



De abril até o final do ano, o Brasil pode contar com 8 feriados nacionais. Nesta sexta-feira, dia 15, e na próxima quinta-feira, dia 21, vão ser algumas dessas datas. No dia 15 será o feriado da Paixão Cristo, conhecida como Sexta-Feira Santa. Já no dia 21, será o feriado de Tiradentes. Essas duas datas são consideradas feriados e não pontos facultativos.

Veja também: Confira as datas dos feriados nacionais em 2022

Muitas empresas ainda têm dúvidas de como proceder nos casos de feriado, isto é, como fica quanto ao expediente.  Nesta matéria, buscaremos esclarecer essa questão, e também explicar a diferença entre ponto facultativo e feriado.

Qual a diferença entre ponto facultativo e feriado?

Vamos lá, vamos explicar direitinho o que é cada um. O ponto facultativo é aquele em que empresa decide se vai dar o dia de folga ou não para seus empregados. O feriado, por sua vez, já uma data oficializada e decretada nos calendários, nacionais, municipais e estaduais, fazendo com que seja obrigatória a dispensa do serviço nesses dias.  No entanto, a lei permite o trabalho aos feriado em algumas situações.

Trabalho aos Feriados

Primeiramente, antes mesmo de determinar se o empregador vai trabalhar no feriado, você deve verificar se sua empresa se encaixa na lista de serviços nos quais o trabalho é permitido aos feriados.

Conforme determina a legislação, se a atividade não for de interesse público, não tem nenhuma obrigação técnica especifica ou até mesmo não se enquadra nas atividades cujo expediente é permitido nos feriados, o trabalhador não é obrigado a trabalhar nesses dias. Se caso for trabalhar, necessita ganhar a mais por isso.

Além do mais, caso o empregado seja escalado para trabalhar no feriado, mesmo que seja de maneira home office, a empresa paga o dia dobrado para esse trabalhador, caso não haja folga compensatória em outro dia. Conforme diz a lei trabalhista, quando o empregado precisar trabalhar nos dias de feriado civis ou religiosos, a hora desse dia deve ser paga em dobro.

Porém, ainda há algumas exceções, como nos casos em que empresa determina que a folga poderá ser feita em um outro dia. Mas fique atento, pois isso deve ser estabelecido em acordo ou em convenção coletiva. Veja abaixo quais serão os próximos feriados nacionais

  • 15 de abril: Paixão de Cristo;
  • 21 de abril: Tiradentes;
  • 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho;
  • 7 de setembro: Independência do Brasil;
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro: Finados;
  • 15 de novembro: Proclamação da República;
  • 25 de dezembro: Natal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário