scorecardresearch ghost pixel



Vai viajar no feriadão de Páscoa? Confira 5 dicas para economizar combustível

Elas podem contribuir para um consumo energético mais eficaz, ajudando o carro gastar menos gasolina ou etanol na estrada.



O feriado da Sexta-feira Santa, também chamado de Paixão de Cristo, é nesta sexta-feira, 15. E com um dia de folga no calendário, muita gente decidir pegar a estrada e aproveitar para descansar em algum lugar longe de casa.

Leia mais: Efeito dominó: Aumento dos combustíveis impacta também quem não tem carro

Mas antes de tirar o carro da garagem, nada mais importante que se atentar para dicas de economia de combustíveis. Elas podem contribuir para um consumo energético mais eficaz, evitando assim que você precise gastar menos ou (no pior dos cenários) acabe parado na estrada.

5 dicas para economizar combustível e aproveitar melhor o feriado

Veja a seguir algumas dicas que poderão te ajudar na redução do consumo de gasolina ou etanol. Com os preços nas altura, nada melhor que uma boa economia. Observe:

1. Troque o óleo do motor

O motorista que troca o óleo fora dos prazos estipulados pelo fabricante, além de comprometer a vida útil dos componentes do motor, também faz com que o consumo de combustível seja maior. O mesmo vale para a escolha do lubrificante, que deve atender as recomendações encontradas no manual do veículo.

2. Não encha o tanque todo

O excesso de combustível pode inundar o cânister, o que pode comprometer a filtragem de vapores, além de causar problemas caso o carvão dessa peça se solte. Isso pode resultar em danos ao motor e a outros itens. Portanto, é importante respeitar o limite da trava do tanque.

3. Uso do ar-condicionado

Quando estiver na estrada, em que a velocidade costuma aumentar, a dica é manter o ar-condicionado ligado e os vidros fechados. Rodar com os vidros abertos compromete a aerodinâmica do carro e aumenta o consumo de combustíveis. Isso porque uma força contrária acaba aumentando o consumo.

4. Mantenha o alinhamento e balanceamento em dia

Uma dica que não pode ser deixada de lado é em relação ao alinhamento e o balanceamento do veículo, que devem estar em dia. Se não estiverem, o carro pode puxar para um dos lados e, consequentemente, aumentar o consumo de combustível.

5. Banguela não

A prática de soltar o carro numa descida e ele ir desengrenado é antiga, mas não recomendada. Hoje em dia, com injeção eletrônica e central de inteligência, o veículo “entende” quando o motorista está em trechos sem aceleração e de declive engrenado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário