A modernização dos documentos também chegou as condutores com Carteira Digital de Trânsito (CDT), a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além de consultar uma série de informações, o motorista ainda pode usar a ferramenta para obter descontos de até 40% em multas.
Leia mais: 459 mil brasileiros ainda podem sacar o auxílio emergencial, mas não sabem
A novidade pode ser aproveitada somente por quem registrou o veículo no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Outra exigência é que o condutor não tenha apresentado recurso contra a penalidade.
Além disso, o abatimento só é oferecido quando a dívida estiver dentro da data de vencimento. Segundo o governo federal, multas pagas após o prazo limite serão cobradas na íntegra.
Desconto de até 40% nas multas
Quem está dentro da exigências citadas só precisa baixar a Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS, e fazer login com seu CPF e a senha do portal gov.br. Em seguida, é necessário cadastrar a CNH pelo QR Code, clicar na opção “Infrações”, depois em “Aderir a SNE”.
O boleto de pagamento será emitido já com o desconto. Após o pagamento dentro da data de vencimento, a multa será retirada do sistema.
Carteira Digital de Trânsito
Além desse serviço, a ferramenta oferece uma série de funcionalidades para os condutores. Conheça algumas delas:
- CNH Digital;
- Alerta de vencimento do documento;
- Informações sobre o motorista;
- CRLV Digital (CRV+CLA);
- Opção de compartilhar o CRLV com cinco pessoas;
- Verificação de multas do veículo;
- Avisos de recall das montadoras.