scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp testa nova atualização para evitar a divulgação de notícias falsas

As atualizações do aplicativo de mensagens agora sob a responsabilidade do grupo Meta seguem sendo desenvolvidas e dessa vez a novidade deve impactar negativamente a experiência de algumas pessoas.



Após a divulgação de alguns testes em outras versões de aparelhos móveis, foram identificados vários testes envolvendo as configurações do WhatsApp, tanto no sistema Android, quanto iOS. 

Veja também: Novidade! Nova função da CNH Digital permite transferir titularidade e muito mais

O desenvolvimento de qualquer funcionalidade passa por estudos e a fase de melhoria, observada nas aplicações na própria plataforma, indica que as últimas melhorias estão sendo feitas antes da atualização oficial. Sendo assim, basta entender como essa iniciativa vai modificar o uso do app e se a ação será bem recebida pela maioria.

O objetivo do aplicativo é criar limitações ao encaminhamento de uma mensagem a um número grande de conversas. A ferramenta pretende restringir a aplicação em grupos e chats privados, controlando com mais rigor o tipo de conteúdo que é compartilhado nas redes. 

Isso vale para qualquer tipo de mídia, imagens, áudios, links, vídeos e gifs, levando em conta que qualquer arquivo tem o potencial de abrigar informações inadequadas. Ainda que grande parte do público use o ícone para facilitar envio de comunicados importantes, consideraram mais urgente barrar atos de má fé. 

E o que vai mudar caso a atualização seja disponibilizada conforme os testes?

A primeira mudança ligada a esse dispositivo é aquela que aparece quando você encaminha algo para um amigo, acima da caixa de texto surge uma descrição: ‘’Encaminhado’’. 

Atualmente, os desenvolvedores do Meta revelaram uma das determinações, caracterizada pela possibilidade de compartilhar um material próprio com apenas um usuário, sem a opção de selecionar vários contatos simultaneamente. Outra alteração é a moderação na hora de enviar conteúdos recebidos, a execução só poderá ser realizada uma vez. 

A resposta desta decisão está em combater as fake news, amenizando a pulverização de notícias falsas e qualquer publicação imprópria ou duvidosa, ou seja, inclui a prevenção de golpes por direcionamentos de hackers. Não há nenhuma previsão da validação desse ajuste em todos os aparelhos móveis, porque a experiência tem sido feita em servidores antigos. 

A partir da manutenção, será possível entender, pelos comentários, se a precaução vai gerar uma expectativa negativa ou positiva.




Voltar ao topo

Deixe um comentário