Todas as pessoas adorariam ter dietas mais saudáveis e nutritivas. Na verdade, muita gente está em busca disso neste exato momento. Porém, algumas informações que foram passadas para você podem estar erradas e ninguém te avisou. Conheça algumas comidas que fazem mal à saúde.
Veja também: 5 coisas que você nunca deve fazer na Airfryer
Comidas que fazem mal à saúde, mas que você consome:
1 – Peixe enlatado
Os peixes enlatados entram na lista de alimentos que prejudicam a saúde. Isso acontece por conta de um motivo bastante preocupante. Os metais pesados ficam dentro da latinha, quando eles são enlatados com água. Ao comer o alimento, os metais vão direto para o corpo humano.
2 – Gelatina
Pois é, a famosa gelatina também se encontra nesta lista de alimentos que fazem mal para a saúde. A quantidade de colágeno na gelatina é mínima, possuindo cerca de 0,76 g a 2 g para cada 120 g de gelatina. O ideal é consumir entre 8g e 10g para o corpo humano. A gelatina também é rica em maltodextrina, adoçantes e corantes artificiais.
3 – Peito de peru
O peito de peru sempre foi aliado à uma alimentação saudável, já que compõe lanches naturais, leves e dietéticos. No entanto, esse alimento não tem nada de natural ou mesmo de saudável. O peito de peru é um dos alimentos que fazem mal, já que contém muito sódio, açúcar, nitrito e nitrato. Ele apenas possui menos gorduras do que as demais carnes processadas.
4 – Água tônica está entre as comidas que fazem mal à saúde
A quinina é o que confere o gosto amargo da água tônica, sendo prejudicial par a saúde se consumida em grandes quantidades. Além disso, a água tônica costuma ter a mesma quantidade de açúcar do que as dos refrigerantes tradicionais. É apenas um equívoco encarar essa bebida como menos prejudicial.
5 – Bacon
O bacon que tratamos aqui é o bacon processado, comprado já embalado por grandes distribuidoras de alimentos industrializados. Esse alimento é uma bomba de gordura, sódio, fumaça líquida, açúcar e glutamato monossódico. Em contrapartida, os bacons artesanais podem ser utilizados com moderação sem comprometer a saúde.
6 – Pipoca de micro-ondas
Embora pareça inofensiva, a pipoca de micro-ondas é um dos alimentos perigosos que muitas pessoas consomem com frequência. Em resumo, quase tudo que está presente no produto é capaz de fazer mal à saúde. Isso ocorre porque a pipoca feita para micro-ondas conta com milhos geneticamente modificados, sal processado e produtos químicos para conservar e dar sabor. Além disso, a gordura presente dentro do saquinho é extremamente prejudicial para o corpo humano.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo site de notícias O Globo, a pipoca de micro-ondas conta com ingredientes causadores de Alzheimer. O estudo foi desenvolvido pela USP.
7 – Comidas que fazem mal: Nuggets
Eles são saborosos, como todos os itens desta lista, mas são alimentos perigosos. Os nuggets nada mais são do que restos de carne e vísceras de frango processados e cheios de sal e gordura. A maior chance de desenvolvimento de diabetes e câncer já foi atrelado ao consumo de nuggets.
8 – Suco em pó
Se tem algo que o suco de saquinho (em pós) não chega nem perto de ser é suco. O que você compra no mercado nada mais é do que um saquinho cheio de corante, açúcar, realçadores de sabor, aromatizantes e conservantes artificiais. Eles estão ligados a casos de hipertensão arterial.
9 – Comidas que fazem mal: Miojo
Já ficou claro que o problema está em produtos ultraprocessados e industrializados. Por isso, claro que o miojo não podia estar fora desta lista. A verdade é que esse macarrão instantâneo é uma bomba de sódio, gordura e conservante. Ele é um gatilho poderoso para quadros de gastrite aguda e refluxo gastroesofágico.
10 – Salsicha
Eu sei que você deve amar cachorro-quente e salsicha com molho de tomate. Porém, a salsicha também está entre os alimentos processados cheios de gordura, corante, sal e aditivos químicos. O consumo desmedido de carne processada como a salsicha pode causar hipertensão, disfunções intestinais, câncer e mais.
11 – Sal de cozinha comum
O sal de cozinha está entre os piores alimentos para você comer. Porém, neste caso estamos falando do excesso de sal, que pode prejudicar o corpo por conta da retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e a sobrecarga do organismo.
12 – Gorduras vegetais
Esse tipo de gordura pode ser encontrado em vários alimentos industrializados, como as bolachas, por exemplo. Eles costumam ser utilizados para estender o prazo de validade e ajudam a aumentar os níveis de colesterol ruim no organismo.
13 – Refrigerante
Para se ter uma ideia do problema em consumir tanto refrigerante, saiba que apenas uma lata pode conter 10 colheres de açúcar. Ou seja, o refrigerante é uma bomba para ganhar peso e desencadear vários problemas de saúde. Um estudo recente relacionou o alto consumo de refrigerante com o aumento da probabilidade de câncer de pâncreas.
14 – Açúcar refinado
Pesquisas mostram que o açúcar refinado está entre os alimentos ruins para a saúde. Células cancerígenas expostas a ele se multiplicam em velocidade acelerada..
15 – Margarina
Por mais que a embalagem tente ludibriar os consumidores, a verdade é que a margarina é um pote com gordura saturada ou trans. Ela influencia diretamente no alto nível de colesterol ruim dentro do corpo. Isso significa o aumento do risco de desenvolver problemas cardíacos.