scorecardresearch ghost pixel



3 adoçantes mais saudáveis que o açúcar para a dieta

Um dos adoçantes listados aqui consegue ser até 100 vezes mais doce do que o açúcar comum. Confira quais são as substâncias e veja mais detalhes sobre o assunto.



Certamente, você já ouviu falar que o açúcar está no grupo dos alimentos que devem ser evitados na dieta. Não é para menos, já que seu consumo pode elevar o nível de glicose, insulina e de triglicerídeos no sangue. Por isso, para não deixar de comer guloseimas doces, descubra alguns adoçantes que são alternativas mais saudáveis ao açúcar comum.

Veja também: 3 práticas regulares que podem estar te causando dor de estômago

Adoçantes que podem substituir o açúcar de forma saudável

Confira gora alguns dos principais adoçantes que podem substituir o açúcar refinado comum na dieta. Lembre-se apena de consultar um médico ou especialista antes de provocar alguma mudança alimentar.

1 – Estévia

Talvez um dos adoçantes mais comuns que podem ser encontrados como alternativa ao açúcar, é a estévia. Muitos refrigerantes zero, inclusive, utilizam ela para dar o gosto adocicado à bebida. Por incrível que pareça, a estévia pode ser 100 vezes mais doce do o açúcar, quando comparadas as mesmas quantidades. A grande vantagem está na quantidade de calorias consideravelmente menor.

2 – Xilitol

O Xilitol é um adoçante que tem como vantagens prevenir a deterioração dentária e combater as cáries. O mais benéfico do xilitol em comparação ao açúcar está no fato de o adoçando não elevar a quantidade de glicose no sangue. No entanto, há um porém no uso do xilitol. Ele deve ser consumido com moderação, pois pode causar alterações intestinais e gástricas, como cólicas, diarreia e acúmulo de gases.

3 – Eritritol como adoçante

O eritritol é um adoçante natural extraído de algumas frutas. Ele pode substituir o açúcar comum sem nenhum problema e não irá alterar os níveis de glicose, insulina ou de triglicerídeos na corrente sanguínea. Assim como o xilitol, este adoçante pode causar desconfortos gastrointestinais se for consumido de foram desmedidas.

Atenção: sempre busque orientação médica antes de integrar algum adoçante à sua dieta. Profissionais de nutrição são os mais indicados para analisar cada caso e oferecer a dieta mais adequada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário