Muita gente almeja ser feliz não só na vida pessoal, mas também no trabalho. E nada melhor do que dicas de um funcionário que ficou 84 anos na mesma empresa. O homem que cumpriu esse feito foi o brasileiro Walter Orthmann, de 100 anos, que entrou recentemente para o Guinness World Book, o livro dos recordes.
Leia mais: Entenda quais atitudes podem acabar com a sua credibilidade no trabalho
Orthmann começou a trabalhar nas Indústrias Renaux S.A, conhecida como RenauxView, no estado de Santa Catarina, no dia 17 de janeiro de 1938. Desde então, ele não saiu mais de lá.
Para te situar na linha do tempo, de lá para cá aconteceram diversos fatos históricos e de impacto global, como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, o lançamento do primeiro computador, o surgimento da internet, a pandemia e por aí vai.
Nada parece abalar a fidelidade de Orthmann para com a empresa onde ele atua há tantos anos. E para que mais pessoas encontrem esse amor ao que fazem, o recordista brasileiro dá algumas dicas.
3 dicas para você amar o seu trabalho
Veja a seguir algumas recomendações de Orthmann que podem ajudar as pessoas que querem amar o que fazem:
1. Encontre um propósito
Em seu depoimento, Orthmann diz que, a princípio, não estava buscando um trabalho pelo qual fosse apaixonado ou amasse. Pelo contrário, ele disse ter encontrado um propósito e significado nas tarefas que lhe eram designado a cada fase da sua vida laboral.
2. Seja compromissado
Outro ponto levantado por Orthmann leva ao seguinte questionamento: você é comprometido com o que faz? Para o veterano da carteira de trabalho, ser engajado com aquilo que realiza profissionalmente é fundamental para conseguir gostar daquilo que se faz.
Na época em que ele conseguiu o emprego, ele sabia que precisava sustentar sua família, mesmo sendo ainda bastante novo quando entrou para a empresa. Manter esse pensamento ajuda a manter o foco no trabalho, fazendo com que seja mais fácil conquistar essa noção de compromisso.
3. Viva o agora
Viver e apreciar o agora, incluindo cada momento e fase do seu trabalho, ao invés de sempre demonstrar insatisfação e buscar o “longo prazo”, é uma das dicas compartilhadas por Orthmann. O recordista diz que não costuma fazer muito planejamento ou se importar em demasia com o amanhã.
“Tudo o que me importa é que amanhã será outro dia em que vou acordar, levantar, fazer exercícios e ir trabalhar. Você precisa se ocupar com o presente, não com o passado ou o futuro. Aqui e agora é o que importa”, completou.