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4 dicas para resolver qualquer conflito no trabalho

Conduzir a conversa da maneira correta evita enfrentamentos e ajuda ambas as partes a conseguirem o querem.



Discussões no ambiente de trabalho são motivo de desgate e levam muita gente a ter que conviver naquele clima estranho com colegas e clientes. Para evitar esse tipo de problema, existem algumas dicas que garantem bons resultados.

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A especialista comportamental Angie Colee publicou um artigo que vai ajudar quem precisa chegar ao fim da reunião sem enfrentamentos. “Quando bem feito, pode ajudar até mesmo as pessoas mais cabeça-quentes a aprender a conduzir conversas difíceis com calma”, explica.

A seguir, confira 4 dicas para não entrar em conflitos no ambiente corporativo.

1. Pratique a empatia

Se você não gosta ou tem algum problema com um colega, chefe ou cliente, adote o ponto de vista de que essa pessoa também tem boas intenções. Caso contrário, você já entra na conversa com uma postura defensiva.

“A empatia ajuda você a evitar conversas desconfortáveis ​​pessoalmente e a reconhecer que somos apenas humanos tentando fazer o nosso melhor, mesmo quando falhamos”, afirma a especialista.

2. Lembre dos pontos positivos

Reconheça as coisas boas que essa pessoa, projeto e cargo têm. Na hipótese de querer continuar trabalhando com ela após a resolução do problema, deixe isso claro e inicie a conversa citando os pontos positivos do tempo que passaram juntos, ou do próprio projeto.

Esse comportamento ajuda o outro a perceber que suas intenções são boas. Se um colega prejudicou uma apresentação, por exemplo, cite o bom trabalho que ele fez em outros momentos e aponte o esforço colocado nesse trabalho, mesmo ele não tenha dado certo.

3. Faça parte da solução

Na hora de resolver problemas, surgira a resolução que você acha que funcionará e esteja aberto para complementos. Todas as partes precisam estar à bordo da solução, em especial quando ela afeta o modo de fazer as coisas na empresa. É importante que todos se sintam ouvidos e entendam exatamente qual seu papel na resolução do problema.

4. Planeje as próximas etapas

Encontrada uma solução, é hora de identificar as próximas etapas e dividir a ação. Lembre-se de colocar prazos de entrega nas tarefas, mesmo que parciais, no caso daquelas que levarão mais tempo para serem concluídas.

Embora seguir esses passos nas primeiras vezes possa ser um pouco difícil, isso vai se tornando mais simples com o passar do tempo. Tente não partir direito para o enfrentamento e você vai se costumar aos poucos com um novo jeito de resolver conflitos.




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