Alguns sintomas de saúde são bem comuns no dia a dia, e por isso às vezes deixamos esses sintomas de lado e não damos atenção especial a eles. No entanto, isso pode ser bem perigoso, visto que muitos desses sintomas podem indicar uma condição grave de saúde.
Veja também: Atenção! Estes sintomas podem indicar que sua vitamina C está baixa
A seguir vamos te apresentar alguns sintomas que são bem comuns, mas que você precisa dar atenção se estiver sentido algum deles.
1- Dificuldade em respirar ou falta de ar
A falta de ar, ou dispneia, pode ter muitas causas, desde ganho de peso até problemas graves, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral , coágulos sanguíneos, asma e infecções pulmonares.
Qualquer um pode experimentar dispneia ocasionalmente. Mas se for grave, repentino e limitar significativamente suas atividades, você deve ser avaliado imediatamente para descartar as causas mais graves.
2- Dor ou pressão no peito ou no abdômen superior
Problemas musculoesqueléticos, infecções pulmonares ou refluxo ácido podem ser responsáveis por esses sintomas; uma história e um exame físico adequados podem ajudar a determinar a causa.
Como esses também são sintomas clássicos de ataque cardíaco, procure ajuda imediatamente se a dor surgir de repente, não for aliviada pelo repouso e for acompanhada por outros sintomas, como náusea, vômito, tontura, falta de ar ou sudorese.
3- Desmaio, tontura repentina, fraqueza
Os episódios contínuos de tontura e desmaio podem ter várias causas, como infecções, alergias ou condições cardíacas ou neurológicas. Tais sintomas justificam uma visita ao seu médico.
A fraqueza súbita de qualquer membro ou músculo facial deve ser verificada o mais rápido possível, pois é um possível sintoma de acidente vascular cerebral.
4- “A pior dor de cabeça da minha vida”
Outro sintoma assustador que pode significar que você está tendo um derrame: uma dor de cabeça súbita e intensa. Se for a pior dor que você já sentiu, ligue para a emergência imediatamente.
Uma forte dor de cabeça acompanhada de rigidez no pescoço e febre alta pode indicar meningite, infecção viral ou bacteriana das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal.
Embora a meningite viral raramente seja grave, o diagnóstico precoce e o tratamento da meningite bacteriana são essenciais para prevenir danos neurológicos permanentes.
5- Confusão ou mudanças no estado mental
Pode ser difícil notar esses sintomas em si mesmo, mas você pode vê-los nos outros. Verifique se a pessoa que apresenta esses sintomas está tomando medicamentos, se pode ter tomado demais ou não ter tomado corretamente. Se o início desses sintomas for súbito e incomum, não hesite em procurar ajuda.