scorecardresearch ghost pixel



6 regras sobre o vale-alimentação e refeição que os trabalhadores devem conhecer

Com eles, o funcionário consegue realizar compras em supermercados ou pagar refeições em restaurantes, como se fosse um cartão de débito.



Trabalhadores podem usufruir do vale-alimentação ou vale-refeição. Eles funcionam como um tipo de crédito que algumas empresas oferecem aos seus colaboradores na forma de complemento à remuneração.

Leia mais: Descumprir novas regras do vale-alimentação pode gerar multas?

Com alguns desses cartões, o funcionário consegue realizar compras em supermercados ou pagar refeições em restaurantes, como se fosse um cartão de débito. O benefício, vale destacar, só é aceito em lugares que passem vale-alimentação ou refeição.

6 regras que trabalhadores com vale-alimentação e vale-refeição devem saber

Após mudanças nas diretrizes dos benefícios, os trabalhadores devem se atentar à algumas regras de utilização de cada um deles. Confira:

1. Controle os gastos

Caso você receba alguns destes benefícios, é necessário fazer o controle dos gastos para que ele dure mais longo do mês. Por exemplo, quem recebe R$ 400 de vale-refeição e trabalha 20 dias no mês, deve utilizar R$ 20 por dia. Lembrando que comer fora de casa acaba custando mais caro.

2. Conheça os estabelecimentos conveniados

Para facilitar a busca pelos lugares onde o vale-alimentação ou refeição são aceitos, a dica é fazer uma busca e mapear os estabelecimentos perto da sua casa e trabalho. Assim, você conseguirá fazer uma estimativa de preço e economizar.

3. Opte por buffets ao invés de serviços à la carte

Restaurantes que geralmente funcionam por quilo acabam sendo mais baratos em comparação aqueles com preços mais caros, com menu à la carte. Portanto, se você come pouco, saiba que os buffets podem ser mais vantajosos economicamente. A dica então é optar pelos restaurantes com preços fixos.

4. Venda de VA e VR é ilegal

Os benefícios do vale-alimentação e refeição não devem ser vendidos ou trocados, sendo de uso exclusivo em supermercados, restaurantes e estabelecimentos conveniados. Portanto, fazer uso indevido para outros fins pode gerar sanções na justiça ou até mesmo demissão por justa causa.

5. Prepare sua alimentação em casa

Outra dica para quem utiliza o vale-alimentação é aproveitar os recursos extras para preparar o próprio alimento em casa. Isso evita gastos desnecessários e pode fazer o benefício render mais. Portanto, aproveite e faça você mesmo sua comida.

6. Saiba bem para que servem os benefícios

Não confunda a finalidade de ambos os benefícios. Enquanto o vale-alimentação deve ser destinado à compra de alimentos, geralmente em supermercados e padarias, o vale-refeição é voltado ao uso exclusivo em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins.




Voltar ao topo

Deixe um comentário