A importância da hidratação para o ganho de massa muscular

Às vezes, o ganho de massa muscular é prejudicado pela falta de hidratação adequada. Veja os tipos de desidratação.



Se já faz um tempo que você tem caprichado nos treinos para ganhar massa muscular para conquistar aquele shape tão sonhado, mas tem percebido que não evolui o que deveria, certamente, está fazendo alguma coisa errada. Muitas vezes, o ganho de massa é prejudicado pela falta de hidratação. E talvez, você diga, mas eu bebo água e isotônico enquanto treino. Mas pode não estar sendo o suficiente. 

Veja também: 5 alimentos que retardam o envelhecimento da pele

Qual a importância da hidratação para o ganho de massa muscular?

Para ganhar massa muscular é preciso manter a hidratação do corpo equilibrada, pois do contrário, isso prejudica o crescimento das células dos músculos. Em outras palavras, sua capacidade de força está relacionada com a quantidade de líquidos ingeridos.

Engana-se que beber isotônico, chás e bebidas diuréticas em grandes quantidades está hidratado. O efeito pode ser o contrário, essas bebidas podem levar a desidratação do corpo. Portanto, para continuar ingerindo-os é preciso aumentar as quantidades de água ingerida.

Como identificar quando o corpo está desidratado?

É normal perceber que está com sede quando a boca fica seca, porém, esse não é o único sinal. Quando a urina fica mais amarelada ou escurecida é também um indício de que o corpo precisa de mais água. Uma pessoa bem hidratada costuma ter sua urina de cor bem clara.

Além desses indicativos, outros sinais de que o corpo necessita de água são tonturas, câimbras, corpo mais inchado, fadiga, falta de energia ao desempenhar o treino e dor de cabeça.

Existem 3 tipos de desidratação: 

A isotônica que ocorre quando se perde muita água e sais minerais, geralmente depois de quadros de vômito e diarreia;

A hipertônica que acontece quando há perda de água e um aumento na concentração de sódio no sangue, bastante comum em crianças depois de passar por crises de diarreia e em pessoas com diabetes; e

A hipotônica está relacionada a perda de sal e diminuição de sódio no sangue. Acontece em crianças e em pessoas que transpiram demais.

Qual a quantidade de água que é preciso beber para evitar a desidratação?

Para saber a quantidade de água necessária que deve ser consumida diariamente, basta multiplicar seu peso corporal por 35 ml. E esteja atento, se você treina é preciso estar sempre de olho no consumo de água.




Voltar ao topo

Deixe um comentário