scorecardresearch ghost pixel



Álcool ou gasolina? Aprenda o cálculo e saiba qual é o mais vantajoso

A escolha entre álcool ou gasolina pode fazer a diferença na hora de abastecer. Uma simples conta indica qual é mais vantajoso.



Na hora de abastecer o veículo, qualquer centavo de economia faz muita diferença no final do mês. E os motoristas devem se atentar para um cálculo simples para descobrir o que está mais vantajoso: abastecer com álcool ou gasolina. Se você também tem essa dúvida, veja o que fazer para economizar.

Leia mais: Surpresa para os aposentados! INSS deposita dinheiro extra em maio

Tudo que você vai precisar é de uma calculadora – pode ser a do celular mesmo – e alguns poucos segundos no posto de combustíveis. Então, veja só como é rápido e fácil calcular.

Álcool ou gasolina?

Para acabar de vez com a dúvida e ter a certeza de qual é o mais vantajoso, basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina.

Se o resultado for menor que 0,7 a melhor escolha é o álcool. Caso contrário, se for maior que 0,7, a opção mais vantajosa é a gasolina. Vale lembrar que essa é uma média geral.

Com base nos dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), hoje a gasolina tem sido mais vantajosa na maior parte dos estados. Mas vale conferir como está a situação onde você mora para acertar a conta, já que o litro do combustível varia bastante de uma cidade para outra.

Agora, com a nova alta da gasolina, o álcool deve passar a ser mais vantajoso nos próximos dias. Independentemente de qualquer cálculo, o motorista precisa reparar no consumo do próprio veículo.

Isso porque uma escolha pode render mais do que a outra, a depender do carro e da média de consumo. Assim, anote a quilometragem do seu carro com um litro de álcool. Faça o mesmo em relação à gasolina.

A diferença pode parecer pouca, mas no final do mês pode resultar em uma considerável economia. Por isso, use essas dicas quando for ao posto novamente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário