scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Não tome ibuprofeno com os seguintes remédios

Pesquisa realizada no Canadá concluiu que é arriscado tomar ibuprofeno ao mesmo tempo em que se faz uso de medicamentos para combater a hipertensão arterial.



Uma pesquisa desenvolvida dentro da Universidade de Waterloo, no Canadá, apontou que a mistura de ibuprofeno com outros fármacos é perigosa. Na verdade, o estudo se centrou na interação entre a substância e alguns remédios para controle de pressão.

Veja também: Mitos e verdades: tire todas as suas dúvidas sobre o auxílio-doença

Ambos os medicamentos, quando tomados em conjunto, podem gerar episódios de desidratação e ocasionar lesões nos rins. O estudo está disponível para consulta na revista especializada Mathematical Biosciences.

Pesquisa aponta perigo para interações com ibuprofeno

Geralmente, os remédios destinados ao controle de hipertensão têm ação diurética. Isso faz com que paciente vá diversas vezes ao banheiro urinar e precisa se hidratar com frequência. Contudo, nem sempre a quantidade de água ingerida é suficiente para promover a hidratação completa do organismo.

O problema é que o ibuprofeno é um princípio ativo que também pode promover a desidratação. Sendo assim, a interação entre remédios para hipertensão e ibuprofeno pode ocasionar quadros preocupantes de desidratação no paciente. Isso também oferece riscos de afetar o rim da pessoa, em alguns casos, de forma permanente.

O que fazer então?

Vale destacar que o ibuprofeno costuma ser utilizado como medicamento para combater dores de diversas naturezas. Tanto remédios para enxaqueca quanto para cólica menstrual podem conter o elemento. Ele também tem ação antitérmica.

Todos os efeitos podem ser obtidos através de outros remédios, como paracetamol e dipirona, por exemplo. Sendo assim, caso você faça uso de anti-hipertensivos, é importante evitar a ingestão de ibuprofeno.

No entanto, essa decisão não deve ser tomada de modo arbitrário. Um médico especialista deve ser consultado em caso de dúvidas sobre o seu tratamento. A automedicação pode ocasionar danos à saúde e trazer mais problemas do que seriam causados se ela não fosse feita.

Além disso, sempre existe uma maneira correta e um tempo determinado para tomar qualquer tipo de medicamento. Por isso, a orientação de um profissional se faz extremamente importante.




Voltar ao topo

Deixe um comentário