As leis que regem o mundo da tecnologia ainda são novas e exigem estudo por parte dos especialistas. Muitos casos permanecem na Justiça, sendo analisados para saber até que ponto uma empresa de tecnologia pode ser responsabilizada por produtos e serviços. Neste ponto, a Apple foi surpreendida com uma sentença que a obriga pagar US$ 20 milhões de indenização.
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Apple tem que indenizar proprietários de iPhone 4S
Uma ação coletiva aberta nos Estados Unidos da América (EUA) teve sua causa ganha recentemente contra a empresa Apple. Consumidores que possuíam o iPhone 4S alegaram prejuízos após a atualização do sistema operacional para o iOS 9. Na época, os aparelhos apresentaram lentidão e outros problemas que comprometeram a usabilidade dos smartphones.
Lançado em 2011, o iPhone 4S era um dos melhores aparelhos da época, contando com o iOS 5. A última atualização do sistema comportada pelo aparelho foi justamente a do iOS 9, em 2015. Na época, os proprietários do modelo relataram os problemas e decidiram acionar a justiça contra a Apple.
Depois de uma longa análise dos fatos, a Justiça determinou a indenização dos consumidores. A multa indenizatória total chega na casa dos US$ 20 milhões, algo perto de R$ 100 milhões, se fosse no Brasil.
Consumidores dos EUA terão direito à indenização da Apple
Vale destacar que apenas os consumidores que participaram da ação nos EUA terão direito ao recebimento de valores reparatórios. Embora o valor seja alto na somatória geral, a verdade é que o dinheiro individual não é alto tão significativo. Cada consumidor deverá receber uma quantia média de US$ 15, ou seja, quase R$ 75 atualmente.
Em breve, a Apple vai disponibilizar o site para que os consumidores lesados preencham seus dados e os do celular iPhone 4S em questão. A partir daí a multinacional deve começar os pagamentos de cada uma das indenizações ajuizadas. Por enquanto, ainda é preciso esperar que os trâmites legais sejam concluídos.