A maioria das frutas ao escurecem não perdem o sabor. Algumas acabam perdendo um pouco a textura original, mas a maioria das suas características permanecem. Sendo assim, ainda com aspecto amarelado, o fruto está apto para o consumo, porque esse efeito natural tem como ponto de partida a oxidação. No entanto, todos devem ter percebido que a sua aparência deixa de ser apetitosa.
Veja também: 4 receites de café da manhã para emagrecer
As pessoas têm o costume de cortar os alimentos para deixar tudo mais prático, deixando porções no refrigerador que podem ser consumidas durante a semana. Ainda há a possibilidade de armazená-los em um pote, compondo marmitas mais saudáveis. Então, conhecer formas de atrasar a liberação de oxigênio dos produtos in natura te ajuda a manter uma dieta equilibrada.
Conheça os métodos mais eficazes para evitar que as suas frutas fiquem marrom
- Suco de limão puro: Ao cortar as frutas, distribua os pedaços em um prato e esprema um limão por cima. Lembrando que é um método para manter a durabilidade até 24h.
- Água com gás: Uma das melhores ideias é deixar a fruta já cortada imersa em um pouco de água com gás, criando uma barreira para reter o oxigênio e prevenir o amadurecimento.
- Ácido cítrico diluído na água: O ácido cítrico tem uma durabilidade ainda maior e é utilizado em alguns sucos integrais processados. Contudo, tenha cuidado com o seu sabor amargo, então sempre dilua na água considerando as instruções da embalagem.
- Suco de abacaxi: Para cada 300ml de água use 300g de um abacaxi para fazer o suco e empurrá-lo em cima das fatias de fruta. Fica perfeito em espécies cítricas.
- Vinagre: O vinagre é bom para frutas que são consumidas com parte da casca, porque além de prevenir o escurecimento, ajuda a eliminar bactérias.