scorecardresearch ghost pixel



Atenção, candidato: estão abertas as inscrições para o Enem 2022

Estão abertas as inscrições para o Enem 2022. Os candidatos precisam acessar a Página do Participante e pagarem a taxa de inscrição dentro do prazo do Inep.



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para o Enem 2022. Os candidatos têm até o dia 21 de maio para garantirem a inclusão no exame por meio da Página do Participante. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Leia mais: Crianças e adolescentes podem receber benefício de R$ 1.212; Veja as regras

Além da inscrição, os candidatos não isentos devem pagar a taxa de R$ 85 até o dia 27 de maio. O pagamento pode ser via boleto, cartão de crédito ou PIX. Vale lembrar que quem obteve a isenção da taxa também deve se inscrever.

Enem 2022

O passo a passo da inscrição é muito simples. Na Página do Participante o candidato clica em “Inscrição”. Depois ele precisa selecionar a imagem indicada no desafio que aparecer na tela.

A próxima etapa é indicar o CPF e data de nascimento. E clicar em “Iniciar a inscrição”. Após ler todas as informações é só clicar em “Próximo”. E informar o nome do pai ou clicar em “Não quero declarar”.

A próxima etapa é preencher os dados, como sexo, raça/cor, estado civil e nacionalidade. Além do município de nascimento e o CEP. O sistema vai preencher as informações de endereço. O candidato precisa confirmar e colocar o complemento.

E na sequência indicar se precisa de recurso de acessibilidade. Se sim será necessário completar a informação de qual recurso o candidato precisará. É também durante a inscrição que o participante define a língua estrangeira da prova. As opções são inglês ou espanhol.

Depois será preciso informar a situação de Ensino Médio e responder um questionário socioeconômico. Além de informar um telefone e e-mail para contato e indicar o formato da prova, se será digital ou impressa.

Em seguida é hora de indicar a cidade onde vai fazer a prova, enviar uma foto e confirmar todas as informações. Se tudo estiver certo, o candidato envia a inscrição e vai nas informações de pagamento da taxa.

Apesar de todas as etapas, o sistema é simples e muito intuitivo. A orientação é fazer o quanto antes a inscrição e evitar o sistema sobrecarregado nas últimas horas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário