scorecardresearch ghost pixel



Benefícios do café: a bebida melhora a saúde do coração

Pesquisa do Reino Unido relacionou o consumo de café com alguns benefícios incríveis para a saúde do coração. Confira o que os dados do estudo revelaram para os cientistas.



Uma pesquisa apresentada no evento anual do American College of Cardiology mostra alguns benefícios do café para o corpo. Os dados mostram que consumir entre 2 a 3 xícaras de café todos os dias pode reduzir o risco de desenvolver problemas cardíacos. Ou seja, tomar café pode trazer benefícios ao coração.

Veja também: Calmantes naturais que vão te fazer relaxar e dormir bem

Benefícios do café para a saúde

Alguns estudos anteriores já demonstravam os benefícios do café para o coração. No entanto, o grupo de amostragem era pequeno e não oferecia dados relevantes e confiáveis em quantidade necessária. No entanto, a cada dia que passa, novas evidências surgem para fortalecer a tese de benefícios do café.

A pesquisa realizada utilizou dados do UK Biobank, um grande estudo de saúde produzido no Reino Unido. Ao todo, 382.535 pessoas participaram da pesquisa por meio dos dados já coletados. Todas elas tinham idade média de 57 anos, sendo que 52% eram mulheres.

Os dados mostram que os indivíduos que consomem entre 2 a 3 xícaras de café ao dia apresentam alguns benefícios. O hábito foi associado ao menor risco de aparecimento de arritmia, insuficiência cardíaca e mortalidade.

Benefícios do café podem reduzir mortes

Outros dados interessantes mostraram uma certa relação do consumo de café com a menor taxa de mortalidade. Assim, um dos benefícios do café é o de melhorar e ampliar a expectativa de vida de quem o consome.

Cuidado: pessoas que não devem tomar café

Mesmo que haja benefícios no café, a verdade é que existem pessoas que não devem abusar da cafeína. Esses grupos de pessoas são conhecidos e há várias pesquisas em torno do assunto.

– Pacientes que tenham glaucoma

O glaucoma é uma doença grave que compromete a visão e pode causar cegueira. Uma forma de agravar o problema é aumentando a pressão no globo ocular. A cafeína oferece riscos de que isso aconteça.

– Pessoas com intestino irritado não podem beber café

A síndrome do intestino irritado pode causar episódios frequentes de diarreia. O problema é que o café tem o potencial de intensificar o problema e causar transtornos na saúde por isso.

– Presença de gastrite e refluxo são alertas

Se você sofre com gastrite ou refluxo gastroesofágico não deveria beber café. A cafeína pior sensivelmente esses dois quadros clínicos.

– Grávidas e lactantes

Mulheres que estão esperando um bebê ou amamentando uma criança devem evitar ingerir cafeína. Sempre consulte o médico antes de mudar a dieta.

– Problemas cardíacos

A cafeína não deve ser ingerida por pessoas que apresentem algum tipo de problema cardíaco.

Atenção

Caso você siga uma dieta que restringe o consumo de carnes e de produtos de origem animal, deve ter mais cautela que o comum. A cafeína interfere diretamente na absorção de nutrientes que tem como origem os vegetais.

Uma dica é tomar o café um tempo depois de ter almoçado ou jantado, por exemplo. Assim, o organismo tem tempo de captar os principais nutrientes antes do café ser ingerido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário