scorecardresearch ghost pixel



Canetas emagrecedoras: entenda o que são e como viraram uma febre

Perder peso a partir de pequenas injeções é o que prometem as canetas emagrecedoras. Será que elas funcionam pra valer? Entenda melhor o assunto no texto a seguir:



As famosas canetas emagrecedoras chegaram ao mercado brasileiro em 2009, porém com outra finalidade. A liraglutina e a semaglutina são os nomes oficiais das substâncias que funcionam como remédios para pessoas que apresentam diabetes. Em pouco tempo, os efeitos emagrecedores roubaram o lugar nos medicamentos anorexígenos, considerados perigosos inibidores de apetite.

Veja também: Muito cuidado! Descubra o que pode acontecer ao reaquecer o arroz de ontem

Como funcionam as canetas emagrecedoras

De modo resumido, a ação das canetas emagrecedoras se dá pela inibição do receptor GLP 1. Além disso, elas ajudam a controlar a glicose no sangue, retardando a digestão e aumentando a sensação de saciedade pelo paciente. Todos esses efeitos são fundamentais para controlar o nível de glicemia para pessoas diabéticas, mas ajudam também a perder peso.

O nome “canetas emagrecedoras” se dá por conta do mecanismo de aplicação. Trata-se de uma caneta que funciona como espécie de injeção. Basta pressioná-la contra a pele para a agulha penetrar e liberar a substância no organismo.

É preciso orientação médica para utilizar as canetas emagrecedoras

Embora tenham virado moda entre os pacientes obesos, as tais canetas emagrecedoras necessitam de orientação médica. Afinal, não basta apenas aplicar a substância para atingir os efeitos necessários. Há um modo de aplicação correto para que isso ocorra.

Inclusive, a venda dos medicamentos só ocorre mediante apresentação de receituário médico oficializado por especialista. Ou seja, mesmo que você queira, não é possível ir a uma farmácia comprar a caneta para emagrecer.

Estudos apontam eficiência

A boa notícia é que alguns estudos apontam resultados animadores para o emagrecimento dos pacientes. De acordo com pesquisa recente publicada na revista The New England Journal of Medicine, as canetas emagrecedoras surtem efeito na maioria das pessoas. Em média, o paciente consegue perder 15% do peso em pouco mais de dois anos.

Caso tenha se interessado pelo método, o mais adequado é buscar a orientação de um médico endocrinologista. Este é o profissional capacitado e licenciado para lidar com situações semelhantes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário