scorecardresearch ghost pixel



Casa própria: FGTS poderá ser usado para pagar até 12 parcelas em atraso

O FGTS já pode ser usado para o pagamento das parcelas em atraso da casa própria. Veja como fazer o pedido e o limite de parcelas.



O saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser usado pelas pessoas inadimplentes com a casa própria. O uso foi aprovado pelo Conselho Curador do FGTS. Poderão ser negociados o pagamento de até 12 prestações em atraso.

Leia mais: Vai mudar para onde? Veja os países com os maiores salários

A medida começou a valer nesta segunda-feira (2). Antes o Conselho permitia o uso do saldo do FGTS para quitar somente as parcelas de três meses em atraso.

Parcelas em atraso

De acordo com a definição do Conselho Curador do FGTS, o uso do saldo nas parcelas em atraso está liberado até 31 de dezembro deste ano.

 

Antes o dinheiro para a quitação superior a 3 parcelas só era liberado com autorização da Justiça. Dessa forma, o FGTS passa a ser mais um aliado dos trabalhadores que lutam pela conquista e quitação da casa própria.

A medida é resultado de uma análise do Conselho. Mais de 80 mil pessoas estão com os pagamentos atrasados em mais de três parcelas.

É reflexo do cenário econômico atual, com o pouco poder de compra das famílias brasileiras e a dificuldade em pagar as contas em dia diante de tantos aumentos.

É considerada inadimplência grave os casos em atraso. E 50% das pessoas com parcelas em atraso têm saldo no FGTS. Por isso os recursos serão liberados para a quitação de mais parcelas.

Dessa forma, o trabalhador já pode procurar o banco onde fez o financiamento. Depois disso é preciso assinar uma Autorização de Movimentação da Conta Vinculada ao FGTS para abater os valores em atraso.

As regras do Conselho Curador definiram que o fundo só poderá ser usado em imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão. O recurso só será liberado ao trabalhador que contribuiu com o FGTS por pelo menos três anos. E não pode ter outro financiamento ativo no SFH.




Voltar ao topo

Deixe um comentário