scorecardresearch ghost pixel



CNH: novas regras para emitir ou renovar o documento estão valendo

Para quem vai emitir ou renovar a CNH é preciso ficar de olho nas regras que estão valendo em 2022. Confira os novos prazos de acordo com o Contran.



A Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida pela sigla CNH, é o documento essencial de todo motorista brasileiro. Agora em 2022, novas regras começaram a valer ao emitir e renovar a carteira de motorista. Confira o que foi modificado.

Leia mais: Quem tem direito ao auxílio de até R$ 3 mil em 2022?

Tem mudança na duração do processo para quem vai tirar a primeira CNH. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tempo máximo de 12 meses para conclusão. Antes o prazo era de 18 meses por conta da pandemia da Covid-19.

Novas regras para emitir ou renovar a CNH

Entre as novas regras para renovar a CNH, as autoridades de trânsito de cada estado são obrigadas a comunicar o condutor sobre vencimento do documento com 30 dias de antecedência.

Depois disso, a responsabilidade é toda do condutor. Ele tem que procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para dar sequência ao processo de renovação do documento dentro do prazo. Se o condutor for pego com o documento vencido, ele é multado.

Outra mudança está na realização dos exames de aptidão física e mental. Eles devem ser atualizados a cada 10 anos. E isso deve ser feito por meio das clínicas ligadas ao Detran.

Lembrando ainda que para emitir a CNH a motorista precisa ter 18 anos completos, além de saber ler e escrever. É preciso apresentar os documentos pessoais, assim como o comprovante de endereço para dar início ao processo.

Como muitas pessoas não tem o dinheiro suficiente para tirar a carteira de motorista, vale a pena conferir se no seu estado existe o programa CNH Social, sem custos para as famílias de baixa renda.

Nos demais casos, o interessado em tirar a CNH precisa pagar a taxa de inscrição, passar pelos exames psicológicos e de aptidão. Além dos cursos teórico e prático, com a devida aprovação.

A CNH vale por 10 anos para pessoas com até 50 anos e de 5 para quem tem entre 50 e 70 anos. Os condutores com idade superior a 70 anos devem atualizar a CNH a cada 3 anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário