scorecardresearch ghost pixel



CNH Social: Terminam HOJE as inscrições para 5 mil habilitações de graça

Mais de 20 mil pessoas já se inscreveram no programa que permite tirar a CNH de graça. Saiba quem pode participar e como se inscrever.



Aqueles que estão em busca da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem correr para aproveitar as 5 mil vagas oferecidas no Programa Habilitação Social (CNH Social). As inscrições terminam nesta quarta-feira, 25.

Leia mais: Confira os novos limites do Detran na pontuação da CNH

A iniciativa oferece a oportunidade de obter a carteira de motorista de forma gratuita para quem reside no Distrito Federal (DF). Podem participar os cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que são atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Também podem concorrer a uma das vagas os cidadãos atendidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), como indígenas, negros, pessoas trans, idosos, egressos do Sistema Socioeducativo maiores de 18 anos e pessoas vítimas de violência.

Para participar, os candidatos não podem possuir impedimentos judiciais de ter a CNH ou ter sofrido penalidades no decorrer dos últimos 12 meses.

Vagas CNH Social

Ao todo, são ofertadas 5 mil vagas, das quais 1,5 mil são destinadas à modalidade Estudante Habilitado, enquanto 3,5 mil são para a modalidade Cidadão Habilitado.

Em relação à primeira, o jovem precisa ter entre 18 e 25 anos, estar cursando ou já ter concluído os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsista em instituições de ensino privado.

Outra exigência para a modalidade Estudante Habilitado pede inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou participação na prova no ano anterior.

Quais categorias são ofertadas pelo CNH Social?

Segundo o site do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), os candidatos poderão solicitar a CNH nas seguintes categorias:

  • A (moto) ou B (carro);
  • Adição de categoria A ou B;
  • Mudança para as categorias C, D ou E;
  • Renovação ou troca de habilitação definitiva.

Como se inscrever para o CNH Social do DF?

Mais de 20 mil pessoas já se inscreveram no programa que permite tirar a CNH de graça. O prazo para as inscrições termina hoje, 25. O formulário para o envio das candidaturas está disponível no site do Detran-DF.

Após o fim das inscrições, tanto a Sedes quanto a Sejus, parceiras do programa, terão até 60 dias para divulgar a lista dos selecionados. O resultado final poderá ser consultado individualmente por meio do portal do serviço do Detran assim que liberado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário